Jogamos: Black Ops 7 inicia a Temporada 1 com boas ideias e um ritmo mais afiado
Primeira temporada mostra o jogo encontrando equilíbrio enquanto apresenta suas novidades
Black Ops 7 chega para mais um início de ciclo com cara de renovação. A Treyarch busca manter o que já conquistou ao longo dos anos enquanto tenta ajustar a fórmula para dar fôlego à temporada. Esse começo mistura acertos imediatos, escolhas que fazem sentido para o meta e algumas decisões que pedem atenção conforme os jogadores entendem o ritmo do jogo.
E essa sensação aparece rápido quando começamos a explorar o que o lançamento oferece. Os mapas inéditos ajudam a definir o ritmo das partidas, Standoff retorna com força, o modo Zumbis chega com uma ambientação própria e um desafio real, e as armas novas deixam claro onde o meta deve pousar nas próximas semanas.
Retorno de um clássico
Como virou padrão na franquia desde o reboot de Modern Warfare, cada temporada traz novos mapas e armas. Nesta primeira parte, os mapas inéditos são Fate, Odysseus e Utopia, além da estreia de um dos melhores cenários do Black Ops 2. Standoff retorna com força neste ano.
Entre os novos mapas, Utopia foi o meu favorito. Ele tem aquela identidade clássica da Treyarch, ambientado em uma espécie de quartel-general na Austrália. O mapa é cheio de rotas para escapar de tiroteios, possui um visual limpo que facilita enxergar os inimigos e aproveita muito bem as novas mecânicas de jogabilidade do título deste ano.
Já Odysseus é um caso à parte e merece comentário. Ele segue a linha dos mapas de enfrentamento, um dos maiores problemas que Black Ops 6 enfrentou, principalmente quando lembramos do Stakeout. Odysseus repete exatamente esse ponto fraco do título anterior, com um mapa pequeno onde jogadores abusam das armas mais fortes e desequilibradas. A ambientação é interessante, até por remeter ao Black Ops 2 e mostrar o Menendez na sala de interrogatório, mas todo o charme desaparece quando a partida começa de fato.
As novas armas dessa temporada são dois retornos de peso, mais do que novidades propriamente ditas. A Maddox RFB, originalmente do BO4, está de volta, assim como a Kogot-7, claramente inspirada na MP7 do Black Ops 2.
A Maddox dispensa comentários. Ela está muito forte e deve receber algum nerf em breve. Esta nova versão supera com folga a do Black Ops 4 e facilmente entra no topo do meta como um dos fuzis de assalto mais consistentes da temporada, algo que deve durar praticamente todo o ciclo do jogo. Já a Kogot é uma das melhores SMGs do momento, o que não é exatamente difícil no cenário atual. O único problema real dela é a cadência absurda, que praticamente obriga o uso de acessórios para aumentar o carregador.
Zumbis no Espaço
Seguindo os eventos do mapa anterior, o novo cenário do modo Zumbis se chama Astra Malorum. Com uma cinemática embalada por Kickstart My Heart, o grupo de oito personagens é enviado para um observatório nos confins do espaço, onde a missão é libertar a Mestra das Sombras, que está sob controle, e recuperar suas almas tomadas pelo Guardião.
O mapa em si lembra bastante Origins, mas sem a parte da lama atrapalhando a travessia. Ele é formado por corredores estreitos no mesmo estilo das fronteiras do mapa clássico, e traz um mini boss chamado Oscar que aparece com frequência, que é bem irritante de enfrentar e não recompensa muito ao ser eliminado.
Comparado ao Cinza dos Condenados, o Easter Egg está bem mais fácil desta vez, o que considero algo positivo. Os passos mais trabalhosos envolvem eliminar o Oscar três vezes em locais específicos e defender um portal que leva até Marte.
A simplicidade nos passos, porém, contrasta com o chefe final, que está difícil a ponto de beirar o quebrado, especialmente na quarta fase. Dá para notar que a Treyarch continua pesando a mão nos chefes no lançamento para manter o desafio e criar a corrida por quem termina o EE primeiro. Mesmo assim, é sempre melhor esperar algumas semanas até os ajustes deixarem a luta mais equilibrada, e Astra Malorum deixa isso bem evidente.
Outra novidade do modo Zumbis é o modo guiado para Cinza dos Condenados, que agora está mais recompensador, trazendo até uma skin exclusiva da Maya com referências ao mapa clássico Tranzit do BO2. Além disso, o modo sobrevivência recebeu o mapa Saída 115, uma ótima opção para quem quer buscar as camuflagens exclusivas do modo Zumbis com mais facilidade.
Considerações
Black Ops 7 entrega uma primeira temporada forte. Os mapas novos têm personalidade, as armas retornam com impacto e o modo Zumbis continua encontrando sua identidade com ideias inesperadas. Ainda existem problemas de balanceamento e decisões que precisam de refinamento, mas a base deste início é boa o bastante para manter o ritmo e alimentar a curiosidade sobre o que vem nos próximos meses. O jogo segue com força no multijogador e continua sendo um dos lançamentos mais consistentes do ano para quem gosta da série.
Call of Duty: Black Ops 7 está disponível para PC, PlayStation 4, PlayStation 5, Xbox One e Xbox Series, podendo ser jogado também via Game Pass Ultimate.