Hideki Sato, criador do Mega Drive e de outros consoles da Sega, morre aos 75 anos
Sato chefiou o design dos hardwares da Sega, incluindo videogames como Master System, Mega Drive, Saturn e Dreamcast
Hideki Sato, o designer por trás de praticamente todos os videogames da Sega, e que também foi ex-presidente da empresa, faleceu na última sexta-feira (13) aos 75 anos. A informação foi divulgada pelo site japonês Beep21 (via VGC).
Junto com sua equipe, Sato foi responsável pela criação dos hardwares da Sega, incluindo os famosos Master System, Mega Drive, Saturn e Dreamcast, que são os maiores videogames da empresa.
“Sabíamos como fazer jogos de arcade, mas não entendíamos nada de desenvolvimento para consoles”, disse Hideki Sato à Famitsu em uma história oral da Sega (via Kotaku). “Eles venderam tão bem que começamos a ficar deslumbrados.”
Após trabalhar no SG-1000 e no Master System, Sato foi promovido a diretor do departamento de Pesquisa e Desenvolvimento da Sega em 1989, onde recebeu a tarefa de derrotar a Nintendo, que dominou a geração 8-bits com o NES.
Na geração 16-bits, Sato pensou em um videogame caseiro com apelo visual de um sistema de som sofisticado, dando a ele um design elegante, arredondado e preto com letras douradas. "Essa impressão dourada, aliás, era muito cara", disse Sato à Famitsu.
O resultado disso foi o Mega Drive, conhecido como Genesis na América do Norte. Tendo saído dois anos antes do Super NES, foi o videogame de maior sucesso da Sega, mesmo antes de receber o primeiro jogo de Sonic the Hedgehog. Depois dele, Sato veio a trabalhar no Saturn e no Dreamcast, mas sem conseguir repetir o mesmo sucesso do Mega Drive.
Sato não foi o único nome importante da Sega a nos deixar recentemente. No último Natal, o cofundador da empresa, David Rosen, faleceu aos 95 anos, com a notícia de sua morte tendo sido divulgada em janeiro.
Atualização:
De acordo com o site japonês 4Gamer, Hideki Sato faleceu com 75 anos, e não 77 anos como havia sido divulgado anteriormente. Atualizamos a notícia com a idade correta.
Além disso, a Sega fez uma postagem nas redes sociais para lamentar o falecimento do engenheiro, que foi um dos nomes mais importantes da história da empresa.
"É com profunda tristeza que comunicamos o falecimento de Hideki Sato, que atuou como Presidente da Sega de 2001 a 2003. A Sega expressa suas condolências à família e aos amigos. Iniciando sua carreira com o desenvolvimento de máquinas de arcade, o Sr. Sato foi fundamental no desenvolvimento de consoles domésticos icônicos, incluindo o SG-1000, SC-3000, Mega Drive/Sega Genesis, Sega Saturn e Dreamcast. Sua liderança ajudou a lançar os alicerces da Sega, e suas contribuições tiveram um impacto significativo e duradouro em toda a indústria de jogos. Sempre nos lembraremos de suas contribuições para a nossa empresa, e todos nós da Sega estendemos nossas mais sinceras condolências enquanto honramos sua memória."