David Rosen, um dos fundadores da Sega, morre aos 95 anos
Ele também foi um dos pais fundadores do cenário de jogos arcade no Japão
David Rosen, um dos fundadores da Sega e um dos pais fundadores do cenário de jogos arcade no Japão, faleceu aos 95 anos. Segundo informado por seu porta-voz (via RePlay Magazine), Rosen faleceu no Natal, cercado por seus familiares.
Rosen era um ex-aviador americano e iniciou sua carreira na década de 1950 no Japão, quando fundou a Rosen Enterprises Ltd., que inicialmente focava no comércio de arte e na fotografia para carteiras de identidade japonesas.
Posteriormente naquela década, Rosen percebeu o aumento da renda disponível no Japão do pós-guerra e decidiu tentar importar máquinas de jogos eletrônicos dos EUA – uma iniciativa para a qual precisou obter uma licença do Ministério do Comércio Internacional e Indústria do Japão (via VGC).
No início da década de 60, o setor de entretenimento no Japão estava crescendo rapidamente, e outras empresas começaram a notar o sucesso da Rosen. Duas empresas em particular, a Taito e a Nihon Goraku Bussan – conhecidas principalmente por suas operações com jukeboxes – buscaram suas próprias licenças junto ao MITI (Ministério do Comércio Internacional e Indústria do Japão) e, eventualmente, esta última buscou se fundir com a Rosen Enterprises.
“Decidimos fazer uma fusão e, ao tentar definir o nome da empresa, concluímos que Sega era o nome mais conhecido e adotamos Enterprises, que pertencia à Rosen Enterprises. Assim, nossa nova empresa passou a ser conhecida como Sega Enterprises Ltd., e eu me tornei CEO/Presidente após a fusão", disse Rosen.
Em 1966, a Sega Enterprises produziu seu primeiro jogo original, Periscope, que marcou o início da identidade moderna da empresa como uma prolífica criadora de games. No ano seguinte, Rosen cofundou a Associação Japonesa de Entretenimento e foi eleito presidente.
Rosen ficou no comando da Sega por mais duas décadas. Em 1969, a empresa foi vendida para o conglomerado Gulf+Western Industries, onde ele continuou como CEO da Sega. Em 1984, a Gulf+Western buscava se desfazer da Sega, e Rosen e o executivo da empresa, Hayao Nakayama, formaram um grupo de investidores para adquirir os ativos japoneses da Sega.
Rosen concordou em fundar a Sega of America em Los Angeles, onde permaneceu como copresidente até julho de 1996, supervisionando o lançamento de todos os seus principais consoles até o Sega Saturn.
Atualização:
A Sega utilizou as redes sociais para se manifestar a respeito do falecimento de David Rosen.
"Estamos profundamente entristecidos ao saber do falecimento de David Rosen, um dos fundadores da Sega e um verdadeiro pioneiro na indústria de videogames. A Sega gostaria de oferecer suas condolências à família, amigos e conhecidos do Sr. Rosen, e sempre lembraremos de suas contribuições para nossa empresa."