Final Fantasy Tactics: The Ivalice Chronicles foi reconstruído do zero
Square Enix não tinha mais os dados principais e o código-fonte originais
Foram divulgados hoje mais detalhes sobre o desenvolvimento de Final Fantasy Tactics: The Ivalice Chronicles, com a Square Enix afirmando que tanto a versão clássica do game quanto o remaster incluídos nesta edição precisaram ser refeitos do zero.
O motivo para isso é que a empresa não tinha mais os dados principais e o código-fonte originais, com o diretor Kazutoyo Maehiro dizendo que isso era "o padrão na época".
“Não tínhamos as ferramentas eficazes de gestão de recursos disponíveis hoje, e desenvolvíamos jogos basicamente sobrescrevendo o código anterior a cada vez que corrigíamos um bug ou adicionávamos um novo idioma", explicou Maehiro ao PS Blog.
“Já que a versão clássica tinha o intuito de recriar o jogo original, tínhamos a opção de implementar um emulador”, continuou. “No entanto, esse método não teria permitido reajustes granulares, mesmo com o objetivo de recriar o original. Depois dessa análise, concluímos que a melhor forma de garantir que o jogo atenderia aos padrões de jogabilidade modernos sem perder a fidelidade ao original era reconstruí-lo.”
Final Fantasy Tactics: The Ivalice Chronicles permitirá jogar duas versões diferentes do jogo que marcou toda uma geração. Uma delas é a versão aprimorada, que tem roteiro "atualizado e enriquecido" , dublagem em todos os diálogos, interface atualizada e otimizada, incrementos gráficos e outras melhorias de qualidade de vida, incluindo um nível de dificuldade mais baixo chamado "Squire", voltado para quem quer uma experiência mais acessível.
A outra versão é a clássica, que une os gráficos e jogabilidade do jogo original de 1997 com a renomada versão The War of the Lions para PSP. Quem jogá-la terá uma experiência fiel ao jogo de PS1 em quase todos os aspectos, mas com alguns recursos a mais, como salvamento automático.
Final Fantasy Tactics: The Ivalice Chronicles chega em 30 de setembro para PC, PlayStation 4, PlayStation 5, Switch, Switch 2 e Xbox Series X|S.