Script = https://s1.trrsf.com/update-1742912109/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Ex-chefe do Xbox disse que encorajou guerra de consoles com PlayStation

Peter Moore afirma que tratava-se de algo "saudável para a indústria"

7 mar 2025 - 12h26
Compartilhar
Exibir comentários
Ex-chefe do Xbox disse que encorajou guerra de consoles com PlayStation
Ex-chefe do Xbox disse que encorajou guerra de consoles com PlayStation
Foto: Reprodução / Miguel Lagoa / Getty Images

Durante uma entrevista ao canal de Danny Peña no YouTube, o ex-chefe do Xbox, Peter Moore, disse ter incentivado a guerra de consoles entre o Xbox e PlayStation, classificando-a como algo "saudável para a indústria", pois isso chamava a atenção do público.

Segundo Moore, a imprensa tradicional anteriormente “culpou os videogames por todos os males da sociedade”, dizendo que eles eram “uma perda de tempo, criando violência, blá blá blá, tudo isso”, e que “o início dos anos 2000 foi uma época fenomenal para sairmos das últimas páginas dos jornais e chegarmos às primeiras páginas, e sermos levados a sério como um meio de entretenimento” (via VGC).

“Precisávamos fazer muito trabalho missionário naquela época e, ao mesmo tempo, éramos jovens o suficiente para nos divertir e fazer todas as coisas idiotas que fazíamos, e todas as façanhas”, disse Moore. “Acho que as guerras de consoles às quais você está meio que aludindo foram saudáveis para a indústria."

“Olha, eu já disse isso antes – certamente, eu encorajei a batalha, porque acho que os jogadores adoravam ver Xbox versus PlayStation, talvez Nintendo também, e acho que isso foi uma maré crescente que impulsionou todos os navios.”

Hoje em dia, no entanto, Moore enfatiza que a situação mudou. Embora a Microsoft continue a fazer consoles Xbox, ele acredita que ela pararia de fazê-los e focaria apenas em fazer jogos se pudesse, mas ainda há muita gente lá fora que deseja comprar o hardware dela.

“Se [a Microsoft] tivesse escolha, eles fariam hardware? Não”, explicou. “Eles ficariam encantados se pudessem ser uma entidade de muitas centenas de bilhões de dólares entregando conteúdo diretamente para sua televisão, para qualquer monitor que você escolher para jogar? Pode apostar."

“Você sabe, o modelo clássico da Netflix, você apenas seleciona – ‘Quem está jogando isso? 5 mil pessoas jogando isso? Vou jogar agora mesmo’, sem latência, sem lag, você está dentro, e não precisa haver uma caixa entre você e seu controle e o aparelho de TV. Mas ainda assim, você sabe, os consoles são – como vimos particularmente com a Nintendo agora – as pessoas amam o hardware dela.”

Moore também disse entender que a Microsoft não tem mais a intenção de se envolver em guerra de consoles, mas que isso acabou fazendo com que parte da "atitude combativa" desaparecesse.

“A aquisição da Activision Blizzard mudou as coisas, eu acho – não acho, eu sei – na Microsoft”, disse Moore. “E então estes não são os velhos tempos das guerra de consoles, e socando uns aos outros, e tentando roubar clientes e tentando obter participação de mercado e construir sua taxa de adesão. Isto é maior do que isso em um sentido econômico."

“Foi perdido um pouco da atitude combativa na qual eu acho que a indústria se alimentou e cresceu? Eu acho que sim.”

Durante seu tempo trabalhando no Xbox, Peter Moore protagonizou dois momentos que são lembrados até hoje. O primeiro, que ocorreu na E3 2004, teve ele mostrando uma tatuagem de Halo 2 no braço para divulgar a data de lançamento do game. Depois disso, ele repetiu o feito na E3 2006, mas com uma tatuagem de GTA IV, para anunciar que o jogo seria lançado para Xbox 360.

Fonte: Game On
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade