Estudo aponta que 72% dos estúdios dizem haver monopólio do Steam em jogos de PC
Maioria dos que participaram do estudo atua nos Estados Unidos, enquanto que o restante está no Reino Unido
Em um estudo publicado pela plataforma de distribuição de jogos Rokky, onde foram entrevistados 306 executivos de desenvolvedoras de jogos, sendo 67% dos EUA e 33% do Reino Unido, é mostrado que 72% dos estúdios acreditam que o Steam detém o monopólio da distribuição de jogos para PC.
Dentre os que participaram da pesquisa, 75% eram gerentes seniores ou executivos de alto escalão, com 77% deles trabalhando em empresas com mais de 50 funcionários.
O estudo mostra que 88% dos estúdios dizem que o Steam responde por mais de 75% de sua receita e que 53% estão preocupados com o nível de dependência que têm em relação a essa única plataforma.
A Rokky disse que "plataformas como GOG, itch.io e a Epic Games Store oferecem uma alternativa na distribuição de jogos. Mas há bons argumentos para afirmar que o Steam atua como um monopólio efetivo" (via Wccftech).
Segundo foi informado, 48% dos pesquisados já distribuíram um jogo na Epic Games Store e na Microsoft Store para PC, enquanto que apenas 10% fizeram isso no GOG e 8% no itch.io.
Quase um quarto dos entrevistados também disse considerar os marketplaces e lojas online como parte do mercado informal, ou seja, eles os enxergam como perda de controle e de receita. Rokky afirma que não é bem assim, dizendo que lojas online e marketplaces como Humble e Fanatical podem ser parte da solução para reduzir a dependência do Steam.
Verdade seja dita, o Steam está disponível no mercado há mais de 20 anos, o que permitiu a ele oferecer as melhores ferramentas e recursos aos usuários e estúdios. Sinceramente, não dá para afirmar que há um monopólio, visto que o Steam não compra exclusividade dos jogos. As desenvolvedoras é que optam por colocá-los lá, já que há dezenas de milhões de pessoas visitando o serviço da Valve diariamente.