Estúdio de novo Postal é fechado após alegações de uso de IA generativa no jogo
Goonswarm Games se defendeu dizendo que não fez uso de artes feitas por IA no game
Pouco tempo após o anúncio de Postal: Bullet Paradise, a Running With Scissors decidiu cancelar o projeto após a comunidade alegar que vários elementos do jogo foram provavelmente feitos com IA generativa.
A Goonswarm Games, responsável pelo novo jogo, acabou sendo fechada por causa do cancelamento. Em uma mensagem postada nas redes sociais, o estúdio se defendeu dizendo que não utilizou arte feita por IA no jogo e pediu desculpas a todos os artistas que trabalharam no projeto, por estarem "enfrentando falsas acusações" envolvendo uso de IA.
A Running With Scissors disse que o feedback "mais contundente" da comunidade "é que elementos do jogo são muito provavelmente gerados por IA e, portanto, causaram danos extremos à nossa marca e à reputação da nossa empresa".
"Sempre fomos e sempre seremos transparentes com a nossa comunidade. Nossa confiança na equipe de desenvolvimento foi quebrada, portanto, encerramos o projeto. Temos muitas novidades boas a caminho (algumas vocês já sabem e outras não)."
"Gostaríamos, naturalmente, de pedir desculpas a todos que se sentiram insultados no calor do momento e agradecemos por terem manifestado suas preocupações na ocasião. Quanto àqueles que nos enviaram ameaças de morte, o pedido de desculpas não se aplica."
Posteriormente, a Goonswarm Games voltou atrás e afirmou que após uma "análise interna", as artes promocionais de Postal: Bullet Paradise "aparentemente incluem ou foram influenciadas por materiais feitos por IA generativa".
A empresa assumiu a responsabilidade por não perceber isso antes. Ela também ressaltou que muitos dos artistas que trabalharam nos visuais do jogo em si não têm a ver com essa situação, mas "apesar disso, estão recebendo ameaças, assédios e ódio", o que ela considerada "profundamente injusto" e espera que sua nova mensagem "ajude a protegê-los", já que o trabalho deles "é real e merece respeito".
Por fim, a desenvolvedora disse que usará seus recursos restantes para substituir as artes promocionais contestadas em seus projetos por materiais feitos por artistas humanos, voltando a pedir desculpas pelo ocorrido e dizendo que nunca pretendeu enganar ninguém.