Criadores do Denuvo revelam ferramenta capaz de rastrear vazamentos
Permite que estúdios usem marcas d’água para descobrir quem vazou conteúdos de seus jogos
A empresa Irdeto, responsável pelo software anti-pirataria Denuvo, anunciou durante a GDC 2024 uma nova ferramenta chamada TraceMark for Games, voltada a rastrear a origem de vazamentos de jogos.
De acordo com o que foi revelado (via VGC), a novidade pode ser integrada no fluxo de trabalho normal de uma desenvolvedora e permite que ela aplique marcas d’água a um jogo durante o desenvolvimento.
A tecnologia permite adicionar marcas d’água visíveis e invisíveis, com cada cópia do jogo tendo uma marca diferente. Teoricamente, isso servirá para descobrir quem compartilhou de forma antecipada materiais de um jogo que ainda não foi lançado ou que está embargado.
A ferramenta aparentemente é voltada para pessoas que testam os jogos, usuários de betas fechados, a imprensa e criadores de conteúdos, ou seja, todos aqueles que conseguem acesso para jogar os jogos dos estúdios de forma antecipada. A ideia é que o TraceMark previna que eles vazem conteúdos ou até mesmo cópias dos jogos, já que o novo recurso permite rastrear isso até eles.
A responsável pelo Denuvo disse que fazer uso do TraceMark “adiciona uma camada extra de segurança”.
“Isso garante que, se qualquer conteúdo vazar prematuramente antes dos períodos de embargo de revisão estipulados, ele poderá ser rastreado com precisão até a fonte, mantendo assim a integridade do lançamento oficial do jogo”.