Conheça 5 games que não deveriam ter sido cancelados
Selecionamos alguns dos principais games que NÃO deveriam ter sido cancelados e fizemos justiça a esses projetos esquecidos
Existem aqueles games incríveis que marcaram época, outros nostálgicos pela nossa infância e há aqueles games que não deveriam ter sido cancelados, mas caíram no esquecimento ou nos sonhos profundos dos gamers. Nesse texto selecionamos 5 jogos cancelados com muito potencial, mas que nunca poderão ser jogados.
P.T (Silent Hills)
Não há como começar uma lista de games que não deveriam ter sido cancelados sem mencionar P.T. A história é a seguinte: Na Gamescom de 2014, a Sony realizou uma conferência com um trailer de um game de terror, que foi disponibilizado rapidamente na PS Store. O projeto era descrito como uma "prévia jogável" de um título do estúdio 7780s.
Algumas horas passaram, mas até então era apenas um novo jogo de horror surgindo no mercado, até que as primeiras pessoas começaram a fechar essa demo. Ao fim de P.T, uma grande surpresa: a demonstração era, na verdade, um teaser de um novo jogo da franquia Silent Hill intitulado de Silent Hills.
O elenco era surpreendente. Norman Reedus, responsável por dar vida ao personagem Daryl na série de The Walking Dead seria o protagonista da história, que contaria com o diretor – e futuro vencedor de mais um Oscar – Guillermo Del Toro dando suporte para o grande responsável pelo game: Hideo Kojima, criador de Metal Gear Solid.
Silent Hills chegaria com uma proposta de terror macabra, psicológico e terrivelmente assustador, ganhando um trailer na TGS (Tokyo Game Show) pouco tempo depois. No entanto, Kojima estava para lançar seu novo game no ano seguinte: Metal Gear Solid V: The Phantom Pain. No entanto, o lendário desenvolvedor foi retirado de toda a campanha de marketing do game pela Konami, que deixou tudo chegar a uma situação insustentável para o seu genial funcionário. Rumores de uma eminente demissão já circulavam e era apenas uma questão de tempo.
Enfim, o novo Metal Gear Solid foi lançado em março de 2015, mas o envolvimento de todas as partes que trabalhariam em Silent Hills era incerta, até que Del Toro abriu o jogo em um festival de cinema e revelou que o projeto havia sido cancelado. Imediatamente a Konami realizou uma nota oficial confirmando o cancelamento do promissor título. Meses depois, Kojima seria demitido definitivamente da empresa.
Silent Hills e a demo P.T foram canceladas e excluídas da PSN. O game, que poderia ter se tornado um marco para a indústria, nunca foi para frente. Kojima, Del Toro e Reedus se juntaram à Sony para lançar Death Stranding, enquanto a Konami não parece interessada em continuar suas franquias.
No entanto, recentemente uma teoria vem ganhando força nas redes sociais. Há bastante tempo já circulam inúmeros rumores de fontes confiáveis e insiders desconhecidos que afirmam que Kojima ou apenas a Sony e a Konami estejam trabalhando em um novo game da franquia Silent Hill.
Abandoned, game independente de terror produzido pelo estúdio Blue Box, vem levantado suspeitas da comunidade gamer. Anunciado em abril, mas sem chamar a atenção, as especulações começaram em junho, quando diversos fãs começaram a montar um quebra-cabeça entre o estúdio, mensagens subliminares postadas em redes sociais, traduções e diversos enigmas que apontam a Blue Box como um estúdio de fachada para a Kojima Productions, estúdio de Hideo Kojima.
Ainda não há conclusões certeiras sobre o envolvimento entre ambas as partes, mesmo que muitas evidências apontem um certo anúncio de algo relacionado à franquia para um futuro próximo. Resta esperar os próximos capítulos dessa história e torcer para que uma das mais importantes histórias de terror seja contada da maneira que merece.
Agent
Games da Rockstar tem a fama de sacudir a indústria por completo. Foi assim com Grand Theft Auto V e mais recentemente com Red Dead Redemption II, mas, no passado, a desenvolvedora chegou a anunciar um título que, segundo eles, "serviria de modelo para os próximos anos".
Anunciado em uma conferência da E3 de 2007, Agent seria exclusivo de PlayStation 3 e tinha um escopo interessante. O projeto almejava ser uma história de assassinatos no mundo da espionagem durante a década de 70, na Guerra Fria. O game se passaria primordialmente em Washington D.C., mas também teria partes no Egito e na Rússia, mas é aqui que tudo começa a complicar.
Para coletar mais informações sobre o Cairo, uma das cidades em que jogaríamos, a Rockstar enviou alguns desenvolvedores ao país para registrar material de pesquisa. No entanto, os funcionários foram detidos e mantidos como reféns pelas autoridades do país em um hotel, gerando uma enorme burocracia e conflito para liberar os estadunidenses de volta ao seu país.
O fato gerou muito medo por parte dos funcionários e o projeto foi enviado para outro estúdio dentro da Rockstar, que nunca chegou a ver a luz do dia. Em 2018, a empresa abandonou a marca registrada de Agent e é muito possível que a história fique enterrada para sempre.
Star Wars 1313
Star Wars é uma das mais importantes franquias da história do cinema e já conquistou uma grande base de jogadores dos videogames. Atualmente, a Electronic Arts é uma das empresas que detém os direitos da saga para desenvolver jogos desse universo, e recentemente entregou games como Jedi Fallen Order e Squadrons.
No entanto, a LucasArt anunciou um ambicioso projeto baseado no universo da franquia. Star Wars 1313 teria o famoso caçador de recompensas Bobba Fett como protagonista oficial. Porém, só ficamos sabendo disso anos depois, uma vez que o primeiro trailer e a demo fechada para a imprensa só mostravam um personagem aleatório.
O protagonista estaria em Coruscant batalhando contra inimigos e a produção se inspirava fortemente no estilo de jogabilidade de games como Tomb Raider e Uncharted. Fora isso, não há grande informações detalhadas sobre o título, mas a intenção dos produtores era investir numa temática de crimes e suspense, diferente das heroicas aventuras dos Mestres Jedi contra Lordes Sith, mirando um tom mais maduro.
Em abril de 2013 o game foi oficialmente cancelado, pois meses antes a Disney havia terminado a compra da Lucasfilm, e decidiu que o projeto era sombrio demais para o portfólio da empresa. Em janeiro deste ano, o jornalista da Bloomberg, Jason Schreier, descartou rumores e vazamentos, afirmando que Star Wars: 1313 nunca aconteceria.
Superman “Blue Steel”
É um pássaro? É um avião? Não! É apenas mais um game que não deveria ter sido cancelado.
Recentemente, uma antiga desenvolvedora do "falecido" estúdio Factor 5, responsável por Star Wars Rogue Squadron II: Rogue Leader, revelou que um game do Superman esteve em produção em meados de 2007 para o Xbox 360 e o PlayStation 3.
Lutas monumentais, quick time event e muita destruição seriam alguns dos aspectos principais do projeto, que seria lançado para embarcar na onda do filme Superman: O Retorno. As inspirações principais foram tiradas do icônico desenho Liga da Justiça Sem Limites, mostrando o herói em seu ápice contra inimigos clássicos, como Darkseid, Livewire, parademônios, Apocalipse e o General Zod.
A grande dificuldade em desenvolver um game que conte as histórias de Clark Kent é saber dosar os limites do projeto com a força imensurável do Super-Homem, já que estamos falando de um personagem com o clássico arquétipo de "Deus". Por conta disso, o estúdio apostou numa aventura mais linear, sem mundo aberto, ainda mais para a época e a potência dos consoles. A intenção era desenvolver um game grandioso e com batalhas épicas.
O projeto se tornou mais um na lista dos games que não deveriam ter sido cancelados, mas até agora não sabemos o motivo que levou a Factor 5 a abandonar o projeto, e o sonho de um jogo solo do Superman continua cada vez mais distante.
Todavia, atualmente a Rocksteady trabalha em Esquadrão Suicida: Mate a Liga da Justiça. O game deve colocar os jogadores na pele dos infames vilões para caçar versões malignas no grupo de heróis. Já a Warner Bros. Montreal vem desenvolvendo um jogo da Batfamília, com Capuz Vermelho, Batgirl, Robin e Asa-Noturna, chamado de Gotham Knights.
Scalebound
Por fim, finalizamos essa tenebrosa lista com chave de ouro, ou melhor dizendo, em um cemitério. Anunciado na E3 de 2014 para Xbox One e fruto de uma parceria entre a Microsoft e a PlatinumGames, Scalebound colocaria os jogadores na pele de Drew, um rapaz que é acompanhado por um dragão chamado Thuban. Juntos, os dois deveriam derrotar inimigos e outras criaturas gigantescas ambientadas na terra de Draconis.
Drew tem habilidades sobre-humanas, podendo transformar seu braço numa junção entre corpo de dragão e homem e inclusive assumir uma forma própria dessa mistura, aumentando seus níveis de poder e habilidades. Os dois personagens possuem uma forte ligação, e embora Thuban seja controlado pela IA do game, o jogador poderia dar comandos e ajudar seu companheiro a se recuperar nas batalhas. Caso um morresse em combate, o outro era automaticamente morto devido à forte ligação que possuíam.
Scalebound também contaria com um vasto arsenal de armas e um multiplayer cooperativo para até 4 jogadores desfrutarem da história. Infelizmente, a Microsoft anunciou em janeiro de 2017 que o desenvolvimento do game havia sido encerrado, mas não houveram explicações aprofundadas sobre os motivos.
Posteriormente foi revelado que problemas com o motor gráfico e dificuldades dos desenvolvedores, além de uma certa pressão interna, foram alguns dos fatores que influenciaram seu fim.
Scalebound é definitivamente um daqueles games que não deveriam ter sido cancelados e mereceria mais uma chance. No entanto, os direitos da IP são propriedade da Microsoft, que alega não estar mais trabalhando com o título em hipótese alguma.
Em uma entrevista para a VGC em 2019, Atshushi Inaba, diretor da PlatinumGames, comentou que as duas companhias falharam e o jogo não alcançou todo o potencial que os desenvolvedores queriam. O estigma que permanece é que a Microsoft seja a grande vilã da história, mas o CEO desmente: "Não foi fácil ver os fãs furiosos com a Microsoft sobre o cancelamento. Na verdade, quando qualquer jogo em desenvolvimento não é lançado, é porque ambas as partes falharam".