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Call of Duty pode estar com desempenho comercial abaixo do esperado em 2025

"Menos pessoas estão jogando Call of Duty este ano do que em anos anteriores"

4 dez 2025 - 10h31
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Call of Duty pode estar com desempenho comercial abaixo do esperado em 2025
Call of Duty pode estar com desempenho comercial abaixo do esperado em 2025
Foto: Reprodução / Activision

O analista Rhys Elliott, da Alinea Analytics, e o jornalista Christopher Dring, da The Game Business, disseram em entrevista concedida à Eurogamer que o desempenho comercial de Call of Duty está abaixo do esperado em 2025, com eles citando alguns dos fatores que acreditam estarem contribuindo para isso, tais como "exaustão da comunidade, decisões criativas e comerciais questionáveis por parte da Activision/Microsoft e forte concorrência".

"Menos pessoas estão jogando Call of Duty este ano do que em anos anteriores. Isso apesar de Black Ops 6, o jogo anterior, ter sido considerado brilhante pelos jogadores", disse Dring.

Falando da concorrência, Elliott apontou Battlefield 6 e Arc Raiders juntamente com Fortnite, que teve recentemente uma temporada muito popular envolvendo Os Simpsons.

"Xbox errou feio e no ano errado, já que este ano tivemos alguns dos lançamentos de jogos de tiro mais empolgantes dos últimos anos", disse Elliott. "A atenção está escassa."

O analista afirmou que os jogadores estão ficando cada vez mais insatisfeitos com a "falta de inovação" de Call of Duty. Ele também comentou sobre o fato da franquia estar no Game Pass atualmente, algo que "canibalizou as vendas" do jogo no PC e Xbox, com a franquia "tendo perdido cerca de US$ 300 milhões em vendas potenciais no ano passado devido a isso".

"Nossas estimativas têm indicado repetidamente que o Game Pass canibaliza as receitas dos jogos — e Call of Duty não é diferente."

Elliott também destacou que Call of Duty focar em cosméticos mais "parecidos com Fortnite" e "skins de personagens não militares", como Beavis e Butt-head e Nicki Minaj, "alienou uma parcela significativa da base de fãs que prefere uma estética militar mais realista".

No caso de Black Ops 7, Elliott ressaltou que a campanha co-op foi um "ponto forte de críticas", enquanto que o uso da IA para criar algumas artes do game também não pegou bem com alguns jogadores.

Além disso, Elliott destacou que o marketing de Black Ops 7 foi "bastante ruim e decepcionante", enquanto o evento oficial de revelação do jogo no Call of Duty Next foi "confuso e pouco contribuiu para empolgar a comunidade".

"Isso contrasta fortemente com o marketing focado e orientado pela comunidade de Battlefield e Arc, cujo desenvolvimento e marketing foram incrivelmente voltados para a comunidade", disse ele.

A Electronic Arts disse que Battlefield 6 vendeu mais de 7 milhões de cópias em três dias, mas ainda não temos dados das vendas de Call of Duty: Black Ops 7. Muitos jogadores estão na expectativa para saber se o jogo da EA conseguirá vender mais do que a franquia consagrada da Activision, já que nenhum shooter vendeu mais anualmente do que Call of Duty nos EUA desde 2006.

Fonte: Game On
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