PUBLICIDADE

Não é só Final Fantasy! Conheça outros RPGs da Square Enix

Com o lançamento de SaGa: Emerald Beyond, que tal descobrir outros jogos da produtora de Final Fantasy e Dragon Quest?

25 abr 2024 - 09h56
Compartilhar
Exibir comentários
A variedade de protagonistas é um dos destaques de SaGa Emerald Beyond
A variedade de protagonistas é um dos destaques de SaGa Emerald Beyond
Foto: Square-Enix / Divulgação

Mundialmente conhecida graças ao sucesso fenomenal da franquia Final Fantasy, a Square Enix também se destacou pela excelencia de vários outros de seus RPGs, cada qual com propostas e temas distintos, explorando possibilidades diferentes no gênero que ajudou a definir.

É o caso de SaGa Emerald Beyond, lançamento mais recente da produtora, que chegou nesta semana para celulares, computadores e consoles PlayStation e Nintendo Switch. O game é o capítulo mais recente de uma saga bem longeva, mas não tão conhecida quanto Final Fantasy, Kingdom Hearts ou Dragon Quest - e não é a única franquia da Square-Enix que se encaixa neste perfil!

Confira a seguir outros RPGs da Square-Enix:

SaGa

Nascida no portátil Game Boy em 1989, SaGa é uma criação de Akitoshi Kawazu (mais conhecido por Final Fantasy II) nos tempos em que a Square e a Enix ainda eram companhias separadas. Kawazu e o designer Koichi Ishii tinham como missão levar a experiência de RPG da produtora para o portátil que estava vivendo um boom de popularidade.

Os jogos da franquia se destavam pela jogabilidade não-linear e a exploração de mundo aberto, com vários finais possíveis e maior liberdade de evolução do personagem do que os jogos da série Final Fantasy. Não há ligação direta entre as tramas dos jogos da série SaGa, que incluem vários lançamentos para portáteis, consoles e até mesmo celulares.

Chrono Trigger

Lançado em 1995 para o Super Nintendo, o RPG da fase clássica da Square recentemente ganhou ainda mais destaque com a morte do mestre Akira Toriyama, que desenhou os personagens de Chrono Trigger

Com 13 finais possíveis e uma lendária campanha com passagens memoráveis e viagens no tempo, a aventura do garoto Chrono e seus amigos envelheceu como um bom vinho e permanece divertido mesmo após quase 30 anos desde que chegou às lojas pela primeira vez. Com o tempo Chrono Trigger ganhou conversões para PlayStation, Nintendo DS, e atualmente está disponível as plataformas Android, iOS e Steam.

Vagrant Story

RPG cult lançado tardiamente para o PS1, já em 2000, Vagrant Story é um título ainda bastante relembrado pelos fãs dos games clássicos da Square. 

Vagrant Story marcou os jogadores por sua trama densa, e por ser tecnicamente impressionante para o padrão do PlayStation original, mas também bastante por seu sistema de luta semi-tempo real e muitas opções de customização do protagonista Ashley Riot. Vagrant Story esteve presente por alguns anos na PlayStation Store, porém atualmente o título está indisponível e só é possível jogá-lo via emulação.

Secret of Mana

Clássico do Super Nintendo lançado em 1993, Secret of Mana foi um dos primeiros grandes sucessos ocidentais da Square-Enix antes de Super Mario RPG e Final Fantasy VII. 

Seu sistema de batalha que une ações em tempo real com uma interface de comandos para os companheiros de time foram um grande destaque na época, assim como seus gráficos vibrantes e trilha sonora ainda lembrada com carinho pelos antigos fãs. Secret of Mana ganhou vários relançamentos ao longo dos anos, e hoje um remake do game original está disponível para PS4 e Steam.

Front Mission

Lançado em 1995 exclusivamente para o Super Famicom, e portanto restrito ao mercado japonês, Front Mission ganhou fama ao longo dos anos graças a versões emuladas e traduções de fãs, que se esforçaram para os dramas da guerra e a sóbria e madura trama apresentada no game. 

Em 2007, uma conversão para Nintendo DS enfim trouxe visibilidade deste RPG tático ao ocidente. Em 2022 a Square-Enix lançou um remake chamado Front Mission 1st: Remake, que por sua vez foi baseado em um remake de PS1 que também ficou só no Japão. Front Mission 1st: Remake atualmente está disponível para Steam, Nintendo Switch, PS4, PS5, Xbox One e Series X e S.

Star Ocean

Mesmo que em 1996 o mercado de consoles fosse dominado pelo PS1 e o Nintendo 64, o velho Super Famicom ainda recebia títulos de peso. Um desses jogos foi Star Ocean, um JRPG da Enix que levou o velho 16-bits ao limite, com gráficos e sons (que incluia uma abertura narrada, raridade em games de cartucho) caprichados e um (na época) inovador sistema de batalha em tempo real. 

Assim como ocorreu com Front Mission, Star Ocean ganhou fama primeiro graças a versões emuladas, somente ganhando uma versão ocidental oficial em 2008, com o lançamento para o Sony PSP de Star Ocean: First Departure. Essa versão posteriormente serviria de base Star Ocean: First Departure R, game atualmente disponível para Nintendo Switch e PS4.

The World Ends with You

O lançamento do Nintendo DS incentivou desenvolvedoras na época a buscar soluções criativas e novas propostas para os jogos, e a Square-Enix não fugiu à regra. Em 2007 a tradicional produtora de RPGs lançou The World Ends with You, título que fugia completamente ao padrão do gênero na época. 

Ao invés de temas típicos como uma fantasia medieval ou um futurismo steampunk, TWEWY apresenta tema urbano contemporâneo, cuja campanha que se desenrola no Japão atual. No lugar dos tradicionais turnos, o jogo utiliza as duas telas e comandos via toque em tempo real para suas batalhas. Atualmente The World Ends with You pode ser jogado em um remaster adaptado para o Nintendo Switch.

Bravely Default

Bravely Default é uma série de RPG desenvolvida pela Silicon Studio, originalmente para o portátil Nintendo 3DS, com mecânicas que aproveitavam as duas telas do portátil, combinando as aventuras típicas de J-RPG com sistemas de gerenciamento de cidades.

Para muitos fãs, a franquia é uma retomada dos Final Fantasy clássicos, mas com outro nome: o mundo de Luxendarc é regido por quatro cristais elementais protegidos por uma igreja com forte influência em todo o mundo, há quatro jovens protagonistas com papéis clássicos de fantasia medieval e muitos elementos em comum com a série mais famosa. Não por acaso: Bravely Default é uma evolução de Final Fantasy: The 4 Heroes of Light, jogo de Nintendo DS com quem compartilha boa parte do time de desenvolvedores.

Lançado originalmente em 2012, o jogo ganhou adaptações para outras plataformas e algumas sequências ao longo dos anos. O mais recente, Bravely Default II, está disponível para Nintendo Switch.

Octopath Traveler

Octopath Traveler é uma série de RPG desenvolvida pela Square Enix em parceria com a Acquire. O primeiro jogo foi lançado originalmente em 2018, para Nintendo Switch, chegando depois ao PC, Stadia e Xbox One. O jogo registrou 3 milhões de cópias vendidas em setembro de 2022.

Há uma prequel, Octopath Traveler: Champions of the Continent, para celulares Android e iOS, que saiu primeiro no Japão em 2020 e no resto do mundo em 2022. A sequência, Octopath Traveler II, foi o lançamento mais amplo da série, chegando em fevereiro de 2024 para PC, PS4, PS5 e Nintendo Switch. Uma versão para os consoles Xbox está anunciada para chegar em 2024.

Famoso pelo visual 'HD-2D' ou '2,5D', com cenários tridimensionais e personagens pixelados desenhados em duas dimensões, Octopath Traveler adota a estrutura de um RPG clássico da Square Enix, com combates por turnos e um sistema de 'jobs' para os diversos personagens que podem integrar o grupo. Parecido com a série SaGa, o jogo tem vários protagonistas, cada um com sua própria históra e motivações.

Fonte: Game On
Compartilhar
Publicidade
Publicidade