Moda x Games: Indústria fashion aposta no mundo virtual
Grifes famosas criam coleções exclusivas dentro e fora dos games
O universo da moda encontrou uma nova maneira de interagir e encontrar possíveis clientes: por meio dos videogames. No mundo dos games, já faz tempo que as skins, itens cosmésticos que permitem modificar a aparência do seu personagem, armas ou veículos, movimentam milhares de dólares, o que atraiu a atenção de grandes marcas da indústria fashion.
Em busca de oferecer aos jogadores uma identidade visual própria dentro do jogo, as empresas fashion estão cada vez mais presentes dentro do mundo virtual e também fora dele, quando a criação virtual ganha uma peça física - ou vice-versa.
Estamos vivendo um momento que esses dois universos trabalham juntos, portanto prepare o seu guarda-roupa, pois Game On destaca para você alguns desses encontros, confira abaixo:
Fortnite e Balenciaga
Uma das mais recentes parcerias é entre Fortnite e a marca Balenciaga, criada pelo estilista espanhol Cristóbal Balenciaga em 1937 na França, sendo comprada pelo grupo Gucci em 2001. Os produtos da Balenciaga em Fortnite estão à venda na Loja de Itens e conta com trajes, acessórios e outros itens para deixar os personagens com visuais descolados, e com alguns estilos disponíveis em lojas físicas, como é o caso do Traje Doguíneo — Na Moda.
Animal Crossing: New Horizons (Puma e Marc Jacobs)
Lançado em março de 2020, Animal Crossing: New Horizons é um dos maiores sucessos de venda do Nintendo Switch, com mais de 30 milhões de unidades vendidas no mundo todo (perdendo apenas para Mario Kart 8 Deluxe), e claro que esse número chamou a atenção não de uma, mas de várias grifes e estilistas famosos como Sandy Liang, Valentino, Marc Jacobs, entre outros.
Além de criar o seu próprio mundo dentro de uma ilha, os jogadores do game também contam com um acervo fashion com coleções completas que variam entre moletons, camisetas, shorts, chapéus e calçados. Recentemente, a Puma também anunciou uma parceria com Animal Crossing: New Horizons para lançar uma nova linha de produtos baseados no vestuários do game, que serão vendidas em lojas de todo o mundo, incluindo o Brasil.
League of Legends e Louis Vuitton
A prestigiada grife francesa Louis Vuitton é mais uma que gosta de se aventurar no mundo dos games, e uma de suas investidas foi no popular MOBA League of Legends da Riot Games, que deu origem a várias peças virtuais assim como para uma coleção física dedicada ao jogo, com produtos com valores que variam entre US$ 170 até uma jaqueta de couro de US$ 5.600.
The Sims 4 e Moschino
O simulador da vida real The Sims é o palco perfeito para as grifes para lançar novas coleções, como foi o caso da italiana Moschino, que em parceria com a EA lançou um pacote DLC recheado de roupas e acessórios luxuosos. O pacote trouxe também uma nova carreira de fotógrafo de moda, no qual o personagem do jogador pode abrir o seu próprio estúdio e tirar fotos de modelos para grandes campanhas publicitárias e também capas de revista.