Script = https://s1.trrsf.com/update-1765905308/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Jogo brasileiro coloca gamer como monstro à caça de humanos

15 mai 2013 - 10h00
(atualizado às 10h16)
Compartilhar
Exibir comentários
Jogo brasileiro de terror pede fundos para ser viabilizado:

Caça ou caçador? Escolher uma arma e sair à caça de monstros ou vilões é um formato carimbados dos games desde Doom e Duke Nuken. Mas e estar na pele de um monstro e dar criar uma rodada de medo àqueles que são as vítimas? Essa é a ideia de Damned, jogo em desenvolvimento do estúdio catarinense 9heads, que está pedindo US$ 54 mil de para ser viabilizado, no site Indiegogo. O multiplayer no qual jogadores podem viver os dois lados do terror ganhou destaque em sites internacionais, como Polygon, Eurogamer e Kotaku, e agora tenta sair do papel.  

“Essa opção deixa o jogo ainda mais imprevisível, pois os jogadores poderão criar suas próprias estratégias quando jogando com o monstro. Quando o monstro é controlado por uma inteligência artificial, o cérebro humano rapidamente detecta os padrões da IA e passa a explorá-la. Em Damned isto não será possível, pois cada pessoa que jogar com o monstro usará sua própria inteligência”, explicou Daniel Ernesto, um dos quatro desenvolvedores do game, ao Terra.

O enredo de Damned acontece em um hotel assombrando, onde quatro personagens devem escapar vivos de um monstro – que pode estar na forma física e espiritual. Na forma física, a criatura pode ver os outros personagens e caçá-los; na espiritual, pode apenas assustá-los. “A ideia original é ter os quatro andares do hotel, quatro personagens e seis monstros diferentes, dessa forma teremos uma grande diversificação tanto em relação ao gameplay como de cenário. Mas fomos obrigados a limitar as ideias principalmente pelo fato da equipe ser pequena. Agora, dependendo de como seguir nossa campanha no Indiegogo, podemos até mesmo ampliar o jogo original”, contou Daniel.   

A ideia de Damned surgiu exatamente para suprir a falta de novidades nos gênero 'survival horror'. Dead Space 3, mais um da franquia Electronic Arts, lançado em 2013, foi um dos mais criticados por sua falta de “susto”.

Dead Space 3 é um sério caso de estudo. Existem aqueles que dizem ser impossível fazer um jogo assustador junto com o elemento multiplayer. Damned veio pra dizer que não é impossível”, disse. “Para criar o nosso conceito de terror estudamos vários artigos sobre psicologia do medo e psicologia do terror, e o que causa medo na mente humana. E descobrimos que um gatilho muito primal e forte de medo que é a sensação de estar indefeso. Pretendemos explorar bastante este sentimento e causar muito terror nos jogadores.”

Agora, o jogo busca alcançar a meta de viabilização no site Indiegogo e, com a publicidade espontânea gerada pelos sites especializados, a equipe da 9heads está bastante empolgada com o futuro de Damned. “O Indiegogo é uma ótima ferramenta, tem uma grande base de usuários e a possibilidade de atingir pessoas em diferentes países. É extremamente necessário para que um projeto dessas dimensões seja concluído”, disse Daniel.

A 9head foi formada em 2012, depois que o programador Aymar Pescador Jr. se reuniu com Daniel e Henrique Elias para produzir jogos a partir de seu motor de jogo próprio, o 9gears. O primeiro jogo da empresa foi o puzzler 3D Vitrum, disponível nas lojas online Desura, Indievania e IndieCity. O game também está em votação no Steam Greenlight, para entrar na lista de compras da loja online da Valve. “Vitrum foi excelente para avaliar nossa capacidade como desenvolvedores. Aprendemos muito com ele, e também serviu para dizer ao mundo ‘ei, estamos aqui tentando fazer games!’”, disse.

Com as novas possibilidades de sucesso para as desenvolvedoras independentes, Daniel acredita no sucesso de Damned. “Ser uma empresa pequena é sempre mais complicado, deve estar sempre atento aos grandes lançamentos para não ficar ofuscado em meio a eles. Tentar aparecer em meio a grandes empresas, como Ubisoft, EA, Rockstar, etc, é um desafio enorme. Publicidade custa caro, e não temos essa grana para investir. Então cabe a nós a divulgar o game, fazer a publicidade e o game em si. Acreditamos que um bom projeto se vende sozinho, ou precisa de apenas um empurrão. Damned está conquistando espaços da web por conta própria, isso nos deixa bastante animados”.

<a data-cke-saved-href="http://www.terra.com.br/diversao/games/infograficos/lancamento-games-2013/iframe.htm" href="http://www.terra.com.br/diversao/games/infograficos/lancamento-games-2013/iframe.htm">veja o infográfico</a>
Fonte: Terra
Compartilhar
TAGS
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade