Jogador comprou um SSD novo que não funcionava; quando seu amigo o abriu, encontrou um chip barato e um verdadeiro desastre
Por trás deste SSD quebrado, esconde-se um golpe horrível: não há disco rígido dentro
Infelizmente, golpes tecnológicos não são incomuns há muito tempo. Recomenda-se cautela, especialmente com compras de usados e em marketplaces. Caso contrário, em vez de uma suposta pechincha, o dinheiro é rapidamente jogado fora, como mostra este caso.
Jogador cai em golpe da cola quente
Infelizmente, o golpe agora é conhecido: como relata o usuário m1leopard no Reddit, seu amigo queria apenas adquirir um novo SSD de 2 TB da marca SanDisk. Ele o comprou na loja online e marketplace emag.ro, que equivale aproximadamente a uma Amazon romena.
Pelo suposto novo disco rígido, que veio em sua embalagem original, ele pagou 600 leus romenos, o equivalente a cerca de R$ 750.
Quando m1leopard abriu o suposto SSD, encontrou o interior quase completamente vazio. O disco rígido foi simplesmente removido e o gabinete foi preenchido com bastante cola quente:
Embora o aviso de m1leopard tenha chegado tarde demais para seu amigo, é um lembrete importante:
"Meu amigo acabou de comprar este 'SSD' na emag.ro. Preço integral sem desconto. Ele me trouxe para recuperar os dados. Droga, pessoal, tenham cuidado."
O problema aqui é, entre outras coisas, que embora a Emag venda produtos ela mesma, como um marketplace, provedores terceirizados também podem anunciar no espaço. Assim como na Amazon, recomenda-se cautela especial com esse tipo de negociação.
E hoje em dia o desafio é maior. Como é sabido, o peso dos discos rígidos há muito deixou de ser um indicador de seu funcionamento interno. Há...
Matérias relacionadas
China ignora NVIDIA e mostra que pode caminhar sozinha na corrida dos chips de IA
Quando você é a OpenAI e não pode comprar GPUs suficientes, a solução é óbvia: faça as suas próprias