Script = https://s1.trrsf.com/update-1765224309/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Fundador da Valve gastou US$ 500 milhões em um superiate: podemos estar diante do primeiro iate gamer

Superiate inclui sala de jantar para 54 pessoas, hospital e sala de jogos com 15 PCs e dois simuladores Colaboração entre o milionário e estaleiro que construiu o iate foi tão próxima que Newell acabou comprando-o

8 dez 2025 - 14h18
(atualizado em 8/12/2025 às 16h01)
Compartilhar
Exibir comentários
Foto: Xataka

O fundador da Valve, Gabe Newell, além de ser um entusiasta de videogames, também se mostrou um verdadeiro apaixonado pelo mar. Seu entusiasmo chega a tal ponto que ele não só acaba de lançar um novo superiate avaliado em mais de 500 milhões de dólares, como também comprou a empresa que o fabricou.

Gabe Newell é um dos milionários mais ativos no mundo dos superiates. Com uma fortuna estimada em cerca de 11 bilhões de dólares, o magnata dos videogames possui uma pequena frota de iates, embora nem todos sejam usados para passeios de barco. Alguns fazem parte da organização de pesquisa marinha Inkfish.

Novo iate de Newell

No entanto, o novo iate do cofundador da Valve foi projetado em detalhes para o uso e lazer do milionário. A nova aquisição tem o código interno Y722, mas, após sair da doca seca, foi registrado como Leviathan.

O Leviathan tem 111 metros de comprimento e é o resultado de uma estreita colaboração entre Newell e o estaleiro holandês Oceanco, juntamente com suas equipes de design.

Além de ser um dos superiates mais caros e avançados do mundo, "nada neste iate foi feito de maneira tradicional", assegurou Deniz de Koningh, gerente de projetos da Oceanco. Tanto o estaleiro quanto Newell buscaram inovar em cada detalhe do projeto.

O iate é equipado com um sistema de propulsão híbrido diesel-elétrico e uma bateria de 5,5 megawatts-hora que permite operar silenciosamente à noite e reduzir as emissões por longos períodos.

Sistemas de tratamento de águas residuais, um ...

Veja mais

Matérias relacionadas

"Que viva o Brasil": Nicolás Maduro começa a falar portunhol para pedir apoio brasileiro

Pela primeira vez, Pantone escolhe este tom como a cor do ano e nem todos estão felizes com a decisão

Voando pelos ares enquanto pessoas ofereciam somas obscenas de dinheiro por ele: assim transcorreu o leilão deste carro exclusivo; um dos apenas cinco existentes no mundo

O mercado de trabalho que está surgindo: babás multimilionárias para famílias que competem pelos melhores talentos

Europa já não depende do gás russo: depende de algo mais difícil de substituir

Xataka
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade