PUBLICIDADE

FIFA 22: Como montar táticas vencedoras

Conheça as novidades no sistema de ataque e as melhores formações do game de futebol

14 out 2021 - 17h38
Compartilhar
Exibir comentários
Táticas - Cover
Táticas - Cover
Foto: EA Sports/Divulgação

Lançado no início de outubro, FIFA 22 trouxe diversas novidades no quesito jogabilidade, que aproximam a franquia cada vez mais das partidas reais. Além da tecnologia HyperMotion, que dá um toque único na nova geração de consoles, um dos principais destaques são as novas táticas de ataque, que agora permitem uma maior variedade de opções, combinando melhor com o estilo de cada jogador. 

Mudanças mais complexas colocam uma interrogação na cabeça de muitos jogadores. Pensando nisso, o Game On explica quais são essas mudanças e traz algumas das melhores formações de ataque para você mandar bem no Ultimate Team ou no Modo Carreira. 

Novas táticas de ataque

Táticas de Ataque
Táticas de Ataque
Foto: EA Sports/Reprodução

Uma das principais diferenças de FIFA 22 em relação aos seus antecessores é que, agora, as táticas de ataque estão divididas em duas seções: Armação e Criação de oportunidades. Segundo a EA Sports, essa separação visa permitir um maior controle sobre os estilos de jogo de cada jogador e o comportamento do time.

A Armação é relacionada com o comportamento do seu time quando tem a posse de bola ainda no campo de defesa - é possível escolher um armar o ataque lentamente ou avançar o mais rápido possível. Aqui temos quatro táticas possíveis: 

  • Equilibrada: mantém sua formação tradicional ao armar o ataque. Os atletas vão apoiar e fazer corridas quando acharem que é o momento ideal;
  • Armação lenta: seus atletas darão apoio na armação ofensiva, enfatizando um jogo de passes curtos, de forma mais cadenciada;
  • Bola longa: seu time fará corridas para lançamentos nas costas dos adversários ou para os pivôs em ataques diretos, sem passar pelo meio-campo. Procure sempre por atletas rápidos e com bom posicionamento para executar bem essa tática;
  • Armação rápida: como o próprio nome diz, essa tática manda o time para o ataque rapidamente - mas perder a posse de bola pode ser fatal.

Já a Criação de oportunidades está ligada a forma como seu time atacará o adversário já no campo de ataque e como irá criar chances de gol. Ela também é dividida em quatro táticas:

  • Equilibrada: a equipe manterá sua formação original ao armar o ataque e os atletas oferecerão apoio e farão corridas quando acharem que é o momento ideal;
  • Posse de bola: o time dará apoio mais próximo a quem conduz a bola no ataque, fortalecendo passes curtos para a esperar por uma boa chance de gol;
  • Passes Direcionados: quando o time entrar na zona de ataque, os atletas tentarão criar chances por meio de corridas em busca de passes nas costas da linha adversária;
  • Corridas ofensivas: tática que manda o time para as zonas de ataque de forma vertical - cuidado com os contra-ataques.

É possível criar 16 táticas ofensivas diferentes, de acordo com seu estilo de jogo favorito ou para surpreender o adversário em uma tentativa de virada. 

Dicas do modo FUT do FIFA 22:

As melhores formações para dominar no Ultimate Team de FIFA 22

Após conhecer as mudanças nas táticas de ataque, você pode estar se perguntando: “certo, mas quais as melhores formações para vencer?”. Ter os melhores atletas do modo nem sempre será o suficiente para vencer alguns dos experientes jogadores de FIFA 22, ainda mais se eles estiverem mal posicionados. Confira três formações ideias para trazer mais vitórias para casa.

4-3-2-1

4-3-2-1
4-3-2-1
Foto: EA Sports/Reprodução

A formação conhecida como “Árvore de Natal” ficou famosa na Inglaterra graças à Terry Venables e é tendência no FIFA 22. A formação lhe dá triângulos que permitem rápidos toques de bola e é estreita, o que embala o meio-campo e permite que os laterais dêem amplitude e assistência no ataque. Procure jogadores bons para cada posição, evite tentar encaixar jogadores na estratégia. Por fim, certifique-se de ter um meio-campista fixo, sempre dando cobertura para a defesa e evitando contra-ataques.

Com essa formação, você poderá jogar com Armação Lenta e Criação de oportunidades baseada na Posse de Bola ou Passes Diretos. 

4-2-3-1 Aberto

4-2-3-1
4-2-3-1
Foto: EA Sports/Reprodução

Uma das formações mais amadas no futebol e no FIFA 22, amplamente usada nas competições na Inglaterra, Espanha e Alemanha. É uma formação sólida, com dois meio-campistas defensivos que evitam riscos desnecessários. O maior requisito será um meia talentoso, que consiga entrar na área e fazer a diferença nos ataques do seu time. 

Essa formação exige que seu time tenha uma boa stamina, já que seus meias direita e esquerda precisarão sempre voltar para auxiliar na defesa. Jogando no 4-2-3-1 você poderá explorar mais táticas de ataque, como jogar com Armação Equilibrada ou Rápida e Criação de oportunidades baseada em Passes Diretos ou Corridas Ofensivas - teste-as e encontre a que melhor se encaixa em seu estilo favorito de jogo.

4-1-2-1-2 Fechado ou 4-3-1-2

4-1-2-1-2
4-1-2-1-2
Foto: EA Sports/Reprodução

O famoso - e poderoso - diamante do meio campo, muito popular em 2015 em times como a Juventus e o Liverpool. Uma defesa sólida, com um volante fixo e dois meias-centrais cobrindo os espaços, e um ataque que depende muito do meia e seus passes precisos, mantendo a posse de bola enquanto o time troca passes em busca das melhores oportunidades para os dois centroavantes.

O grande problema dessa formação é depender da IA de FIFA 22, que talvez não seja tão inteligente para fazer um sistema baseado em iniciativas individuais funcionar perfeitamente. Mas vale tentar, a dica é usar Armação Equilibrada ou Rápida e Criação de oportunidades baseada em Passes Diretos. 

FIFA 22 está disponível para PC, PS4, PS5, Xbox One e Xbox Series X/S.

Fonte: Game On
Compartilhar
Publicidade
Publicidade