PUBLICIDADE

Crítica: LG UltraGear Gaming Speaker dá aquele up nas jogatinas

Pelo preço de R$ 2.999, a LG UltraGear Gaming Speaker promete aumentar a imersão nos jogos. Confira se o investimento vale a pena!

15 jun 2022 - 18h58
Compartilhar
Exibir comentários
Foto: GameON

Existem muitos modelos de caixas de som voltadas apenas para gamers, certo? Lançada como uma opção mais premium, a Ultra Gear Gaming Speaker da LG conta não apenas com  uma antena Bluetooth que permite o uso sem fio, mas também dispõe de um processador Hi-Fi Quad DAC de 32 bits e o DNR de 132 dB, que permite personalização em diferentes tipos de jogos. 

Veja o que achamos agora mesmo e considere a compra para melhor seu setup gamer. 

Design e construção 

Posso definir que esta verdadeira soundbar para PC tem uma aparência um tanto parruda. Com um corpo bastante resistente que pode ser levado para qualquer lugar devido ao peso de 146 gramas, a Ultra Gear Gaming Speaker é bastante bonita e pode ser facilmente colocada em sua mesa do computador ou cômoda da sala.

Compradores recebem fonte de carregamento e núcleo de ferrita para uso em headsets com fio (Foto: Victor Pacheco)
Compradores recebem fonte de carregamento e núcleo de ferrita para uso em headsets com fio (Foto: Victor Pacheco)
Foto: GameON

Ao fazer o uso em cerca de 14 dias, percebi que a LG não deseja que você leve o modelo de um cômodo para o outro. Isso porque não há uma alça de transporte que permite que o transporte seja feito de forma facilitada. Pessoas com mãos pequenas terão, com toda certeza, que utilizar as duas mãos para transportar a caixa de som bluetooth. 

A caixa de papelão até possui uma alça de plástico que permite que o transporte seja feito, mas seria ainda mais interessante se este mesmo acessório estivesse em alguma parte da caixa de som para PC. Na traseira, ficam as conexões para fios e também e entrada para carregamento:

  • 1x entrada P2 para Headphones;
  • 1x saída auxiliar para conexão de qualquer outro aparelho com fio;
  • 1x conexão USB-C;
  • 1x conector para carregamento da bateria. 

A LG Ultra Gear Gaming Speaker também dispõe de “pés” de borracha que permitem um bom posicionamento e melhor segurança no uso. O uso em modo vertical até pode ser feito, mas indico que você realmente deixe o modelo na mesma posição que ele foi enviado na caixa. 

Compradores recebem fonte de carregamento e núcleo de ferrita para uso em headsets com fio (Foto: Victor Pacheco)
Compradores recebem fonte de carregamento e núcleo de ferrita para uso em headsets com fio (Foto: Victor Pacheco)
Foto: GameON

Fechando o assunto, eu resumiria o design deste modelo de soundbar para PC como bastante bonito e elegante, apesar de uma alça de transporte fazer falta no dia a dia. É claro que se estiver procurando por um modelo que ficará apenas em seu quarto ou outro cômodo, isso não será um problema. Mas o acessório que entregaria mais mobilidade seria mais que bem-vindo.

Conectividade

Com toda certeza, este é um dos pontos que mais tenho a elogiar na LG Ultra Gear Gaming Speaker. Por meio da antena Bluetooth 5.2, consegui realizar a conexão com meu notebook em menos de 10 segundos. O alcance chega a até 10 metros, mas considerando que este é um modelo voltado para o mercado gamer, você não precisará disso para ter um bom funcionamento. 

Conexão sem fio foi realizada sem problemas (Captura de tela: Victor Pacheco)
Conexão sem fio foi realizada sem problemas (Captura de tela: Victor Pacheco)
Foto: GameON

Além de ter suporte para PCs com Windows e Mac OS, o modelo também pode se conectar com smartphones Android e iOS, assim como consoles de última geração. O controle de volume do som emitido pode ser feito pelo aparelho conectado ou pelo botão localizado no centro desta soundbar para PC. O controle da iluminação é feito de forma remota, pelo aplicativo XBOOM da própria LG (vamos falar mais sobre este detalhe na próxima parte do texto).

Modelo pode ser colocado abaixo de seu monitor (Foto: Reprodução/Internet)
Modelo pode ser colocado abaixo de seu monitor (Foto: Reprodução/Internet)
Foto: GameON

Durante o tempo que fiquei com o produto, não houveram problemas de conectividade sem fio. Fiz pouco uso das conexões físicas, mas ter acesso a uma entrada de áudio óptica, que não é tão comum em modelos de caixa de som Bluetooth, foi uma surpresa bastante agradável. 

Iluminação RGB

Nem tudo são flores. Como uma pessoa que gosta muito de produtos automatizados que fazem a configuração por conta própria, eu fiquei um pouco frustrado com o sistema de iluminação presente nesta caixa de som para gamers, devido à configuração precisar ser feita de forma manual. Ao tentar focar na entrega de um produto mais completo, eu tive a sensação de que a LG deixou um dos fatores mais importantes para quem gosta de ter jogatinas mais imersivas.

Uso de iluminação seria melhor se sistema identificasse cor dos jogos de forma automática (Foto: Victor Pacheco)
Uso de iluminação seria melhor se sistema identificasse cor dos jogos de forma automática (Foto: Victor Pacheco)
Foto: GameON

A troca da cor da luz emitida não é difícil, mas seria realmente interessante, mesmo que feio por meio de uma conexão por fio, que o sistema da LG UltraGear Gaming Speaker conseguisse ter acesso à cor dos jogos. Deixando este pequeno grande detalhe de lado, a iluminação entregue pelo modelo conseguiu ser bastante imersiva e caso você faça a compra, recomendo que coloque uma cor mais padrão, como verde do gramado no caso de ser um jogador de PES ou FIFA.

O aplicativo XBOOM está disponível para smartphones com Android e iOS e também permite controle dos modos de som, assim como é possível ativar o modo Headset e também para ligar e desligar o microfone. 

Bateria 

A bateria de 2700 mAh consegue ser ótima para os gamers que passam horas em partidas online ou grandes campanhas e será seu grande parceiro nestes momentos. Apesar da LG indicar que a duração máxima é de cinco horas, eu consegui fazer um uso direto por no máximo quatro horas. Isso é mais do que suficiente para que você se divirta sem problemas, mas é importante comentar que o tempo de carregamento poderia ser menor.

Tempo de carregamento é quase igual à duração da bateria (Foto: Victor Pacheco)
Tempo de carregamento é quase igual à duração da bateria (Foto: Victor Pacheco)
Foto: GameON

Quando foi solicitada a volta ao carregador, o produto levou cerca de 3 horas e meia para que a bateria atingisse sua capacidade total novamente. Isso é quase a duração total da bateria, então seria interessante se em uma segunda versão, o tempo de carregamento não fosse tão próximo (de preferência, muito menor) ao tempo de uso. 

Uso em jogos e música 

Modelo conta com três modos especiais de jogos (Foto: Reprodução/Internet)
Modelo conta com três modos especiais de jogos (Foto: Reprodução/Internet)
Foto: GameON

Chegamos ao tópico mais importante deste review. Para ser sincero, eu fiquei um tanto assustado com a potência sonora assim que liguei o produto pela primeira vez. Minha primeira dica: se optar por fazer o uso com fone de ouvido com fio, eu realmente recomendo que mantenha o volume no médio. A imersão é, com certeza, a palavra que define este modelo. O uso em jogos é o grande foco e isso se mostra devido aos modos especiais de jogos, que podem ser definidos como:

  • Modo FPS: som fica mais aparente e você consegue ouvir passos e explosões com maior nitidez;
  • Modo RTS: o som é mais nivelado aqui, como se o piso saísse da faixa de frequência e ficasse abafado (ideal para RPG e corrida);
  • Modo EQ: indicado para reprodução de música e conteúdos de vídeo.

Mas um elemento que senti falta aqui foi a adaptação ao modo de jogo de acordo com o que é reproduzido. Ou seja: você ainda terá que indicar o gênero ou tipo de uso que está fazendo por meio do aplicativo XBOOM ou dos botões disponíveis. Os  20 watts de potência dos dois woofers de 2 polegadas provam que o modelo realmente foi desenvolvido para levar os jogadores a um novo nível de imersão, mas é preciso comentar que o som 3D, que tem como foco permitir a experiência de headset (mas sem fio), ainda precisa melhorar bastante. 

Caixa de som também pode ser utilizada para reprodução de música (Foto: Victor Pacheco)
Caixa de som também pode ser utilizada para reprodução de música (Foto: Victor Pacheco)
Foto: GameON

Esta caixa de som Bluetooth também conta com uma funcionalidade de chat ao vivo que foca apenas em captar a voz do usuário para que quem está do outro lado possa ouvir a chamada com a maior clareza, recurso que aproveitei da melhor forma possível. Mas é claro que nada será como o uso de um microfone que está mais perto da boca.

Na reprodução de música, o uso foi bastante assertivo, mas percebi que o vocal fica um tanto mais abafado em canções com mais guitarra. Este não é o foco do mercado para a LG ao lançar este modelo e talvez seja por isso que este detalhe não foi corrigido, mas tal erro não lhe trará problemas no dia a dia. Também é possível fazer o uso de assistentes pessoais por meio do smartphone, devido ao microfone embutido. 

Com toda certeza, este não é um modelo voltado apenas para música, mas se você estiver pensando em realizar um uso também para jogos, vale a pena considerar a compra. Até porque, a potência sonora é realmente impressionante para quem está mais acostumado a utilizar apenas fones de ouvido em jogatinas ou para ouvir música. 

Conclusão 

Chego ao final deste review com o pensamento de que apesar de entregar um som bastante potente, a Ultra Gear Gaming Speaker da LG possui alguns pontos de melhoria. Além da falta de uma alça de transporte que com certeza deixaria o uso mais dinâmico, meu maior apontamento é para o sistema de iluminação RGB, que precisa ser controlado de forma manual ao invés de um reconhecimento automático do sistema. 

Modelo entrega experiência interessante, mas poderia ser mais barato (Foto: Reprodução/Internet)
Modelo entrega experiência interessante, mas poderia ser mais barato (Foto: Reprodução/Internet)
Foto: GameON

A bateria até possui uma duração interessante, mas seria ainda melhor se não levasse quase o mesmo tempo para atingir sua capacidade total quando é preciso voltar para a tomada. Como é voltado para o mercado premium, o modelo de caixa de som Bluetooth pode ser encontrado no site oficial da LG pelo preço de R$ 2.999. A  conectividade e som de alta qualidade são os pontos que merecem mais destaque. 

Com estes detalhes em mente, vale a pena considerar se você não pode encontrar modelos com os mesmos 20 watts de potência ou até mais do que isso, por um preço muito menor.  Os modos de jogos são ótimos, mas é importante lembrar que podem existir modelos mais baratos e que podem entregar uma experiência semelhante.

Fonte: Game On
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Publicidade