Script = https://s1.trrsf.com/update-1765905308/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

"Controle por movimento vai ser comum", diz Microsoft

7 out 2009 - 15h23
(atualizado às 15h33)
Compartilhar

Em entrevista ao site

Foto: Divulgação
Kotaku

, Phil Spencer, presidente do estúdio de videogames Microsoft Games, disse que o controle por movimento vai ser comum aos jogos, algo que se tornará um padrão na indústria.

Spencer compara a aderência à opção de ter controles por movimentos com a inserção dos modos multiplayer nas produções. "Hoje os jogos são multiplayer, quase todos são", diz o executivo. "Se você faz um jogo de corrida sem multiplayer (opção para disputa contra vários jogadores), simplesmente ele não vende bem", argumenta. "Acreditamos que novas tecnologias como o controle por movimento e o reconhecimento de voz serão parte integrante dos jogos", completa.

Entretanto, o executivo diz que, inicialmente, muitos jogos não suportarão sistemas de controle como o Projeto Natal. Como tudo é novo, Spencer entende que algumas adaptações podem não ser ideais ou bem finalizadas, caso sejam colocadas apressadamente no mercado. "Não queremos isso", diz. "Queremos que a experiência proporcionada seja de primeira classe", conclui.

Controle por movimento

É uma tecnologia que dispensa parcial ou totalmente o uso de joysticks para jogar. Em vez de a pessoa usar controles ou acessórios, como volantes, pistolas, equipamentos musicais e outros, bastam os movimentos do próprio corpo.

Esses sistemas conseguem interpretar as ações das pessoas e transmiti-las ao jogo. Em uma partida de futebol, você precisaria chutar, pular e praticar outras ações para o atleta virtual fazer o mesmo.

Projeto Natal

Projeto Natal é o codinome do sistema de controle por movimentos que está sendo criado com a colaboração do cineasta Steven Spielberg e da empresa israelense 3DV Systems para uso no sistema de videogame Xbox 360 (X360), da Microsoft.

O sistema não somente consegue entender os movimentos do corpo das pessoas, mas também faz leitura facial, notando expressões como raiva, alegria, tristeza, se a boca está aberta ou fechada e por aí vai. Câmeras e sensores captam reações e movimentos de jogadores, dos objetos e do cenário à volta, transmitindo esses dados ao videogame.

O codinome Projeto Natal faz referência à cidade brasileira de Natal. Alex Kipman, pesquisador brasileiro que lidera o projeto, escolheu o nome em tributo ao seu país. E Natal significa "nascer" em latim. "Considerando o público que será atraído ao Xbox 360 pela novidade tecnológica, o nome é perfeito", divulgou a companhia.

Fonte: Especial para Terra
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra