PUBLICIDADE

Conheça UFL, game de futebol que promete rivalizar com FIFA

Jogo promete plataforma de esporte com grande foco no "fair play"

8 fev 2022 13h53
| atualizado às 13h54
ver comentários
Publicidade
UFL
UFL
Foto: Meio Bit

UFL é um novo jogo de futebol grátis, que foi anunciado em 2021 e promete rivalizar com as gigantes e tradicionais franquias FIFA e eFootball, antigo Pro Evolution Soccer (PES). O game é um projeto antigo da empresa Strikerz Inc. e está sendo desenvolvido no motor gráfico Unreal Engine.

Apesar de não possui data de lançamento, no final de janeiro os desenvolvedores realizaram um evento para que o público pudesse conhecer melhor UFL. Assim, já é possível ter uma ideia do que o jogo promete trazer. Vale ressaltar que o momento de promoção do game é extremamente oportuno, uma vez que eFootball foi lançado de forma apressada pela Konami e ganhou extrema desconfiança do público.

Foco no fair play

UFL promete ter fair play como foco
UFL promete ter fair play como foco
Foto: Strikerz Inc. / Reprodução

No cenário em que eFootball é uma completa incógnita quanto ao seu futuro, o grande titã a ser enfrentado por UFL é a franquia FIFA. Nesse sentido, a apresentação do jogo demonstra que a Strikerz Inc. entende o seu verdadeiro rival, pelo menos no momento, e bateu repetidas vezes no ponto que UFL será uma plataforma justa para a comunidade. Uma frase que surge quase como slogan durante a apresentação é a seguinte: "Free to play, fair to play", que em tradução não oficial pode ser lida como "gratuito para jogar, justo para jogar".

Neste sentido, UFL promete exatamente na linha em que FIFA mais falha com a comunidade. Isso porque o game da EA Sports foca no modo Ultimate Team, que é dominado pelas microtransações. Ainda que você consiga se divertir sem gastar a mais com o game, os jogadores que investem no FUT, possuem uma vantagem monumental. Por isso, FIFA é considerado um jogo extremamente "pay to win".

A missão de UFL é focar em um sistema balanceado entre quem gasta e os que não fazem investimentos na plataforma. Esse é um aspecto que deve tornar o game competitivo em relação ao FIFA. Mas a forma que a Strikerz Inc. pretende fazer isso ainda não ficou muito clara.

Gameplay e modos de jogo

UFL terá Premier Division como liga mundial unificada
UFL terá Premier Division como liga mundial unificada
Foto: Strikerz Inc. / Reprodução

Durante a apresentação é possível ver que, em termos de jogabilidade, UFL não deverá se diferenciar muito dos consagrados PES e FIFA, mas a expectativa é que os gráficos sejam de boa qualidade, uma vez que ele está sendo desenvolvido na Unreal Engine.

Quanto aos modos de jogo, UFL trará como grande atração uma liga mundial unificada que se chamará Premier Division. Seguindo um sistema básico de classificação, onde quanto mais você vencer, mais você sobe no ranking, a Strikerz Inc. promete que o principal diferencial da Premier Division será um sistema de criação de partidas muito bem balanceado. Dessa forma, os jogadores irão sempre jogar contra adversários compatíveis com seu nível de habilidade e elenco.

Vale ressaltar que UFL contará também com diversos outros modos além da Premier Division, inclusive partidas offline e disputas 1x1, 2x2 entre outros.

Times e jogadores licenciados

Cristiano Ronaldo é principal embaixador de UFL
Cristiano Ronaldo é principal embaixador de UFL
Foto: Strikerz Inc. / Reprodução

Até o momento UFL não possui nenhum time gigantesco em seu catálogo, mas conta com os tradicionais AS Monaco, West Ham, Sporting CP, Shakthar Donetsk, Besiktas, Borussia Mönchengladbach, Celtic, Glasgow Rangers e Bayer 04 Leverkusen garantidos. Além disso, até o momento, já são mais de cinco mil jogadores licenciados para UFL.

Outro detalhe é que, apesar de ainda não ter garantido equipes gigantes, o jogo da Strikerz Inc. tem nomes de peso no seu time de embaixadores. Cristiano Ronaldo, Kevin de Bruyne, Roberto Firmino, Romelu Lukaku e Oleksandr Zinchenko representam UFL.

Ainda sem data de lançamento, a Strikerz Inc. prometeu que a lista de licenças irá aumentar exponencialmente até o dia que UFL for lançado. A empresa ainda não divulgou as plataformas em que o game estará disponível.

Fonte: Game On
Publicidade
Publicidade