PUBLICIDADE

Inkulinati é jogo tático medieval para quem busca algo diferente

Jogo de combate por turnos diverte com ambientação medieval, bons desafios e belas animações

19 fev 2024 - 09h39
Compartilhar
Exibir comentários
Resumo
Inkulinati é um jogo de combate tático por turnos desenvolvido pela Yaza Games, que oferece ao jogador a experiência de batalhas épicas entre exércitos de criaturas desenhadas nas bordas de pergaminhos medievais.
As batalhas de Inkulinati acontecem nas bordas de pergaminhos medievais
As batalhas de Inkulinati acontecem nas bordas de pergaminhos medievais
Foto: Yaza Games / Divulgação

Desde que joguei Inkulinati pela primeira vez quando o jogo entrou em Acesso Antecipado cerca de um ano atrás, eu me encantei com a criação da produtora polonesa Yaza Games. Trata-se de um jogo de combate tático por turnos, em que exércitos desenhados nas bordas de um pergaminho medieval disputam uma feroz batalha de 'faz de conta'.

É um jogo bem diferentão, desde o visual inspirado nas gravuras dos manuscritos medievais até o senso de humor e suas regras. Inkulinati traz um respiro bem vindo de originalidade que prende a atenção do jogador por horas, conforme vai descobrindo as capacidades de suas unidades e estratégias para derrotar os adversários, seja na campanha solo ou em partidas multiplayer.

Batalhas de rabiscos

O jogador assume o papel de um Inkulinati, um membro de uma sociedade secreta, que inclui cavaleiros, nobres, freiras e outras figuras típicas da sociedade medieval europeia. Eles disputam partidas de uma espécie de 'xadrez 2D' desenhadas nas bordas de pergaminhos, que duram até que a folha seja toda preenchida com um manuscrito ou que um dos líderes seja abatido ou empurrado para fora da página.

As unidades de cada exército Inkulinati são cães, gatos, coelhos e outra  criaturas mais estranhas, lutando com espadas, lanças e movimentos especiais inusitados, como peidos (pois é) que atordoam o oponente ou orações que fortalecem a unidade. É tudo desenhado à mão, com o estilo artístico típico da arte medieval. Lembra muito o estilo de Pentiment, tanto pela direção de arte quanto pelo senso de humor.

As mecânicas de Inkulinati vão ficando mais complexas conforme a campanha avança
As mecânicas de Inkulinati vão ficando mais complexas conforme a campanha avança
Foto: Yaza Games / Divulgação

As batalhas entre os rabiscos vão ficando cada vez mais desafiadoras, com novas estratégias se revelando conforme as novas unidades entram em campo. É preciso coletar gotas de tinta para poder gerar novas tropas, evitar fogueiras e as bordas das páginas - um empurrão no canto é fatal! As regras e comandos estão todos em português, o que facilita a vida nos longos tutoriais.

Considerações

Inkulinati é um jogo bastante original e diferente de outros 'deck builders' ou jogos de estratégia convencionais, ideal para quem está em busca de um game desafiador para passar o tempo e está cansado do "mais do mesmo" dos jogos mais tradicionais.

Inkulinati - Nota 9
Inkulinati - Nota 9
Foto: Game On / Divulgação

Inkulinati está disponível para PC, Mac, PlayStation 4, PlayStation 5, Xbox One e Xbox Series X/S.

*Esta análise foi feita em um PC equipado com uma GPU Nvidia RTX 4060Ti, com uma cópia do jogo gentilmente cedida pela Daedelic Entertainment.

Fonte: Game On
Compartilhar
Publicidade
Publicidade