PUBLICIDADE

Helldivers 2 é o melhor jogo de ação cooperativo deste começo de ano

Disponível para PC e PS5, jogo da Arrowhead Games acerta em cheio na diversão e no desafio

19 fev 2024 - 18h54
Compartilhar
Exibir comentários
Resumo
Helldivers 2 adapta as mecânicas do jogo de 2015 para os jogadores de hoje. O jogador é um 'Helldiver' responsável por combater ameaças alienígenas em diferentes missões nos mundos distantes. O game se tornou um sucesso pelas partidas ferozes e cooperativas.
Com mecânicas de jogo simples e excelentes, Helldivers 2 conquistou milhões de fãs
Com mecânicas de jogo simples e excelentes, Helldivers 2 conquistou milhões de fãs
Foto: Arrowhead Games / Divulgação

Lançado quase 10 anos atrás, o Helldivers original é um daqueles 'clássicos cults' que só quem jogou na época sabe como era bom - e ver o sucesso viral que sua sequência está fazendo em 2024 faz os veteranos do jogo da Arrowhead Games ficarem com vontade de levantar uma plaquinha com os dizeres "Eu já sabia".

Helldivers 2 pega as mecânicas do jogo de 2015 e adapta para os jogadores dos dias de hoje. Confesso que estava receoso com a decisão do estúdio de abandonar a perspectiva isométrica, com a câmera no alto da tela, por um estilo mais tradicional, sobre o ombro do jogador. Mas ao vagar pelos mundos alienígenas em busca de Automatons e Terminídeos que ameaçam o estilo de vida democrático da Super Terra, deixei qualquer dúvida para trás: Helldivers 2 é um jogo excelente.

'Tropas Estelares' jogável

A trama é simples: os jogadores são Helldivers, soldados prontos para serem disparados na superfície de mundos distantes onde vão combater ameaças alienígenas em diferentes tipos de missão, como recuperar dados perdidos, salvar civis ou simplesmente, 'limpar' uma área infestada de insetos gigantes. A história é contada com um tom super patriótico engraçado e exagerado, digno do filme Tropas Estelares, tudo muito bem localizado para o português do Brasil.

O melhor é que como o jogo recebe novos eventos e planetas para lutar regularmente, a sensação é que a história está acontecendo em tempo real - e com o esforço dos jogadores impactando no seu desenrolar, já que cada vitória ou derrota conta na progressão (ou derrocada) da luta democrática da Super Terra.

Há uma grande variedade de mundos para onde levar a luta pela liberdade
Há uma grande variedade de mundos para onde levar a luta pela liberdade
Foto: Arrowhead Games / Divulgação

Cada mapa é gerado de forma aleatória e pode ser explorado livremente enquanto durar o tempo da missão. Dá para encarar muitas delas sozinho, ao menos nas dificuldades mais baixas, mas as chances de sobrevivência são baixas. O melhor é jogar em grupo, seja com amigos ou outros Helldivers desconhecidos. 

É quando as principais mecânicas do jogo ficam mais pronunciadas, como o total de vidas (ou 'requisições') compartilhado e o uso de estratégias, pedidos de emergência como armas de apoio, disparos estelares ou mesmo mais munição, fazem a diferença. Usar as estratégias, por sinal, é um minigame por si só. Cada uma possui seu próprio código que deve ser digitado no direcional digital do controle - e fazer isso com uma horda de Terminídeos avançando sobre seu grupo nem sempre é tarefa fácil.

O combate é simples, veloz e brutal e o fogo amigo torna as coisas bastante sangrentas para jogadores apressados que querem ir para cima dos inimigos sem prestar atenção ao que o resto do time está fazendo. Lutar pela liberdade requer coordenação e trabalho em equipe, não apenas desespero - uma lição que o jogador deve aprender rapidinho ou vai continuar sendo explodido pelos colegas. Ou por insetos gigantes, robôs ou mesmo pelas flores. A vida pode ser curta para um Helldiver!

As batalhas contra Terminídeos podem ser assustadoras nas dificuldades mais altas
As batalhas contra Terminídeos podem ser assustadoras nas dificuldades mais altas
Foto: Arrowhead Games / Divulgação

Há várias armas para desbloquear, assim como itens cosméticos, novas estratégias e até mesmo melhorias para sua nave - o HUB de onde o jogador salta para as missões. O jogo conta com uma loja para quem quer adquirir logo os acessórios cosméticos mais estilosos, mas não é nada que interfira na diversão - diferente dos servidores, que nem sempre dão conta do recado.

Considerações

A Arrowhead Games conseguiu adaptar com maestria seu jogo cult de 2015 para as plataformas e jogadores da atualidade, tornando Helldivers 2 um dos primeiros grandes sucessos de 2024. A popularidade é 100% justificada, pois o game é divertido, viciante e muito gostoso de jogar, com várias mecânicas simples que se combinam para entregar desde já uma das melhores experiências do ano.

Helldivers 2 - Nota 9
Helldivers 2 - Nota 9
Foto: Game On / Divulgação

Com suporte para partidas entre plataformas, Helldivers 2 está disponível para PC e PlayStation 5.

*Esta análise foi feita no PC, com uma cópia do jogo gentilmente cedida pela Sony.

Fonte: Game On
Compartilhar
Publicidade
Publicidade