PUBLICIDADE

Antstream Arcade é bom para quem curte jogos retrô, mas não quer gastar muito

Testamos o streaming com mais de 1.300 jogos antigos que chegou ao Xbox no Brasil

7 jun 2024 - 15h21
Compartilhar
Exibir comentários
Plataforma de streaming voltada para jogos retrô chega ao Xbox no Brasil
Plataforma de streaming voltada para jogos retrô chega ao Xbox no Brasil
Foto: Antstream / Divulgação

Uma plataforma de jogos em nuvem dedicada à games retrô, o Antstream Arcade parece bom demais para ser verdade: são mais de 1.300 jogos de diversos consoles e fliperamas, todos disponíveis à um clique de distância, sem a necessidade de baixar emuladores ou mesmo fazer o download dos jogos. Já disponível para PC e mobile, agora o streaming chega aos consoles Xbox aqui no Brasil.

Eu estava de olho no serviço desde seu lançamento original, mas por preferir jogar no console, decidi esperar. Após instalar o aplicativo do Antstream no Xbox Series X, foi tudo bem rápido e intuitivo: a interface da plataforma despeja jogos na cara do jogador e é fácil encontrar algum título que desperta aquela nostalgia. Para mim foi Bad Dudes vs. Dragonninja. Entrar no jogo me transportou direto para o fliperama nos fundos da pista de boliche na infância. Só faltaram a pizza no palito e as fichas contadas para jogar.

São mesmo muitos games no catálogo, desde jogos de Atari e ZX Spectrum até Neo Geo, Mega Drive e mesmo alguns jogos do primeiro PlayStation e muitos ports diretos do arcade. Há jogos de franquias famosas, como Samurai Shodown e Metal Slug, mas também há jogos mais obscuros - e essa, para mim, é a melhor parte. Há também uma pequena seleção de jogos indie, principalmente aqueles desenvolvidos para MSX e Mega Drive, em anos recentes.

Ao passar alguns dias com a Amtestream, não só revivi os dias de glória da infância e adolescência jogando Fatal Fury e Double Dragon, games 'medianos' de arcade, como Grow ou Beast Busters, mas também adicionando novos favoritos que nunca tinha experimentado. Recomendo muito o shooter Dark Seal e o excelente 'Metroidvania' Demons of Asterborg.

Há coisas que poderiam ser melhores: a apresentaçao do catálogo e a navegação por ele é bem confusa, está tudo em inglês e há bem poucas informações sobre cada título. São detalhes que a plataforma pode aprimorar com o passar do tempo e seriam melhorias bem vindas.

Desafios e assinaturas

O catálogo inclui muitos jogos menos famosos, mas bem divertidos, como Beast Busters
O catálogo inclui muitos jogos menos famosos, mas bem divertidos, como Beast Busters
Foto: Antstream / Reprodução

É um catálogo bem interessante de jogos, com adições e remoções de tempos em tempos. Quando foi lançado originalmente, o streaming contava com Mortal Kombat, por exemplo, que não está mais disponível. Este mês, o grande destaque é Super Turrican, do SNES. Os jogos tem suporte para 'save state', ajuste de dificuldade e alguns contam com multiplayer. Mas a plataforma brilha mesmo no seu sistema de desafios.

Junto com placares online, o sistema de desafios é a forma que a Antstream achou de emular a competição característica desses jogos. Toda semana há novos desafios disponíveis em várias categorias, como Time Attack, sobrevivência, pontuação e assim por diante, muitos com regras bem específicas (só usar um tipo de arma, não ter ataque especial, a arma muda a cada 5 segundos, e assim por diante).

Jogar arcades como Bad Dudes via streaming é um sonho retro-futurista
Jogar arcades como Bad Dudes via streaming é um sonho retro-futurista
Foto: Antstream / Reprodução

Você pode testar a própria habilidade em busca de medalhas ou desafiar outros jogadores para baterem o seu recorde. Alguns desafios são gratuitos, outros pedem o gasto de moedinhas virtuais. Você ganha moedas ao completar desafios e vencer outros jogadores, mas também pode comprar mais delas com dinheiro real, se quiser.

Por fim, é preciso comentar que Antstream Arcade é um serviço disponível em dois formatos de assinatura no Xbox: anual e vitalício. A segunda opção é mais cara, mas para quem pretende se dedicar e realmente aprecia os jogos retrô do catálogo, é o mais indicado.

Para quem é o Antstream Arcade?

Eu gosto muito de jogos retrô, mas não sou um entusiasta com espaço para ter um ou mais arcades em casa. Nem tenho condições de investir em um console de emulação como o Mister, que custa mais do que um PlayStation 5. Já pensei em ir atrás de consoles antigos, mas os cartuchos e CDs costumam sair caro. O Antstream Arcade sacia essa vontade nostálgica de uma forma mais prática e relativamente econômica.

Antstream Arcade - Nota 8
Antstream Arcade - Nota 8
Foto: Game On / Divulgação

Agora, se você está atrás apenas dos sucessos do passado, as coletâneas publicadas por publishers como a Capcom ou Konami podem ser mais indicadas. O Antstream tem um catálogo bastante diversificado e me parece mais indicado para quem gosta de experimentar coisas (velhas) novas.

O streaming Antstream Arcade está disponível para Android, iOS, PC, Xbox One e Xbox Series X/S.

*Esta análise foi feita no Xbox Series X, com o acesso à plataforma gentilmente cedido pela Antstream.

Fonte: Game On
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade