Script = https://s1.trrsf.com/update-1768488324/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Adeus à guerra dos consoles? Ela criou o videogame definitivo que une PS5, Xbox e Switch 2 e encerra a discussão

O Ningtendo PXBOX 5

21 jan 2026 - 12h10
(atualizado em 21/1/2026 às 14h11)
Compartilhar
Exibir comentários
Foto: Xataka

Trocar de cabos e alternar entradas de HDMI para pular de uma plataforma para outra é um incômodo comum para muitos jogadores. No entanto, uma modder chinesa conhecido como XNZ elevou a solução desse problema a um nível de engenharia impressionante. Ela criou o Ningtendo PXBOX 5, um sistema personalizado que abriga o hardware de um PlayStation 5, um Xbox Series X e o novo Nintendo Switch 2 dentro de um único chassi compacto.

O projeto não se trata apenas de colocar três aparelhos em uma caixa. XNZ desmontou cada console, mantendo apenas as placas-mãe essenciais, e resolveu o maior desafio técnico dessas máquinas: a refrigeração e a alimentação.

Engenharia inspirada no "Mac Pro" e fundição artesanal

A estrutura central do mod foi inspirada no design cilíndrico do Mac Pro de 2013 da Apple. O criador desenvolveu um layout triangular onde cada uma das três placas-mãe é montada em uma face de um dissipador de calor central.

  • O dissipador de calor triangular foi fabricado através de uma técnica milenar chamada fundição por cera perdida. Primeiro, a peça foi impressa em 3D em plástico, depois revestida em gesso e, após o plástico ser derretido no forno, o molde foi preenchido com alumínio fundido.
  • Uma única ventoinha Phanteks T30 de 120 mm puxa o ar pela base e o expulsa pelo topo, resfriando os componentes. Como o sistema permite apenas um console ativo por vez, o dissipador nunca precisa lidar com a carga térmica das três máquinas simultaneamente.

Controle inteligente e alimentação ...

Veja mais

Matérias relacionadas

Arma mais bem guardada da China em IA não é o Qwen: são mais de 100 mil variáveis criadas por outras empresas

Governo dos EUA barra estratégia de Elon Musk: plano de energia da xAI para o supercomputador Colossus não sai como o esperado

A conta chegou: Elon Musk declarou guerra à OpenAI e Microsoft e exige US$ 134 bilhões

Enquanto os Estados Unidos debatem a ameaça que a China representa para a IA, a China tem uma visão muito diferente

Adeus ao preto e verde: Razer e BLACKPINK lançam coleção rosa que promete virar o novo objeto de desejo dos gamers

Xataka
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade