PUBLICIDADE

5 filmes imperdíveis de Hayao Miyazaki e Studio Ghibli

Lendário diretor de animes completou 81 anos nesta quinta (5)

6 jan 2022 11h00
| atualizado às 11h04
ver comentários
Publicidade
A Viagem de Chihiro é o filme mais famoso do diretor japonês
A Viagem de Chihiro é o filme mais famoso do diretor japonês
Foto: Studio Ghibli / Reprodução

Hayao Miyazaki, o lendário diretor de animações japonesas e cofundador do notório Studio Ghibli, comemorou no último dia 5 de janeiro 81 anos de idade.

No final do ano passado já tivemos a boa notícia de que Miyazaki faria uma pausa em sua aposentadoria para trabalhar em um último projeto no Studio Ghibli, que será uma adaptação do livro de Genzaburo Yoshino "How Do You Live?" de 1937, um dos favoritos do cineasta em sua infância.

Foto: Divulgação

Os filmes de Miyazaki possueam elementos já característicos como protagonistas jovens e mulheres, veículos voadores, personagens excêntricos (que muitas vezes nem humanos são) e a relação da humanidade com a natureza, a tecnologia e as guerras (ele possui traumas da Segunda Guerra Mundial).

Tudo é muito bem desenhado e reproduzido em seus longa-metragens, utilizando cores de uma beleza única, mostrando um universo de criatividade sem limites e desenvolvimento dos diferentes personagens de maneira muito cativante.

Mas enquanto essa nova aventura, que promete ser uma fantasia em grande escala, não chega aos cinemas para o nosso deleite, Game On preparou uma lista com cinco filmes imperdíveis da carreira de Hayo Miyzaki, todos disponíveis na Netflix, confira!

Nausicaa do Vale do Vento

Lançado em 1984, Nausicaa do Vale do Vento foi o primeiro anime de sucesso de Miyazaki antes da fundação do Studio Ghibli em 1985, e foi baseado em um mangá feito por ele mesmo, publicado a partir de 1982. A história se passa em um mundo pós-apocalíptico, mil anos após um evento que destruiu a civilização humana e a maior parte do ecossistema do planeta. Dividida em pequenas populações, a humanidade tenta sobreviver a florestas venenosas infestadas de insetos mutantes gigantes, onde tudo é tóxico, incluindo o ar. Nausicaa é a princesa de uma pequena cidade chamada Vale do Vento, que tenta compreender melhor estas florestas nocivas aos humanos, ao mesmo tempo que tenta salvar seu povo de conflitos dos reinos vizinhos.

Meu Amigo Totoro

Meu Amigo Totoro foi lançado em 1988 e é a terceira produção do Studio Ghibli. Foi um grande sucesso na época e até hoje é bastante cultuado, sendo que o personagem Totoro virou mascote do estúdio. O filme se passa no Japão dos anos 50 e conta a história de duas irmãs que se mudam para uma nova casa para ficar mais perto da mãe que está internada em um hospital. Nas proximidades da nova casa elas descobrem uma floresta que é habitada por uma lendária criatura chamada Totoro, um espírito protetor da região, que lhes mostra um mundo fantástico.

Princesa Mononoke

Princesa Mononoke fez sua estreia nos cinemas em 1997 e se passa durante um Japão feudal, onde as pessoas ainda conviviam com feras e deuses-animais. A narrativa mostra a busca de Ashitaka, principe de uma aldeia, por uma cura de uma maldição após ele lutar contra um demônio Javali. Ao entrar na floresta proibida, ele enfrenta os mistérios da natureza e animais fantásticos. Lá ele também vai encontrar San, uma jovem garota que foi criada por deuses-lobos e odeia os humanos que querem destruir a natureza.

A Viagem de Chihiro

Provavelmente o filme mais famoso do Studio Ghibli e de Hayao Miyzaki, A Viagem de Chihiro foi lançado em 2001 e é considerado uma das melhores animações de todos os tempos, ganhando vários prêmios, inclusive o Oscar. O filme narras as aventuras de Chihiro, uma garota de 10 anos que durante uma viagem com os seus pais acaba se perdendo e vai parar em um outro mundo de espíritos, povoado por seres fantásticos, no qual humanos não são bem-vindos. Assim Chihiro inicia uma grande aventura para aprender a viver nesse mundo novo, enquanto busca uma maneira de voltar para o mundo real.

O Castelo Animado

O Castelo Animado de 2004 é outra produção super aclamada que conta a história de Sophie, uma jovem de baixa autoestima e sem ambições, que acredita que seu destino é trabalhar na chapelaria da família. Sua vida muda quando uma bruxa a transforma em uma idosa de 90 anos, e agora desesperada ela foge para bem longe para tentar encontrar uma cura. No caminho ela encontra o Castelo Animado de Howl, um misterioso feiticeiro sedutor mas de caráter duvidoso. Escondendo o que aconteceu com ela, a idosa Sophie consegue ser contratada para realizar serviços domésticos para Howl, dando início a uma grande aventura que se desenrola como um conto de fadas.

E aí, o que achou desta seleção? Já conhecia estes filmes? Aproveite e conte para a gente qual a sua obra favorita do Studio Ghibli aqui nos Comentários!

Fonte: Game On
Publicidade
Publicidade