PUBLICIDADE

10 motivos para jogar Mass Effect Legendary Edition

Coletânea com trilogia de ficção científica chega em 14 de maio para PC, PS4 e Xbox One

11 mai 2021 08h00
ver comentários
Publicidade

Está chegando a hora: Mass Effect terá sua versão remasterizada lançada no dia 14 de maio para PC, PS4 e Xbox One - e que roda nos novos PS5 e Xbox Series X/S - em uma coletânea repleta de melhorias e algumas novidades para os fãs de uma das séries mais aclamadas da história dos vídeo games.

Se você está em dúvida se deve ou não embarcar nessa aventura, listamos nove motivos para jogar Mass Effect Legendary Edition e salvar a galáxia, seja essa sua primeira vez no controle de comandante Shepard ou um experiente tripulante da Normandy.

1. (Re)jogar um dos melhores RPGs de todos os tempos

Mass Effect Legendary Edition
Mass Effect Legendary Edition
Foto: EA / Divulgação

O primeiro Mass Effect saiu em 2007, nos primeiros anos de vida do Xbox 360. Nos anos seguintes, a série se tornaria um ícone da geração PS3/X360, mas a má reputação de Mass Effect Andromeda, lançado dez anos depois para a geração seguinte, afastou muitos jogadores, que nunca colocaram as mãos na trilogia original. A Legendary Edition é a oportunidade perfeita para corrigir essa lacuna.

É uma excelente obra de ficção científica e RPG, com heróis e vilões cativantes. A Normandy, nave de Shepard e sua tripulação, está para os gamesassim como a Enterprise está para o cinema e as séries de TV. A saga traz um complexo cenário em que a raça humana está envolvida em disputas políticas e conflitos com outras espécies ao tentar conquistar seu espaço na Via Láctea, quando uma ameaça antiga ressurge para colocar em risco toda a vida orgânica conhecida.

Durante toda a sua jornada as suas escolhas moldam a personalidade do protagonista, o curso das missões e a relação com os companheiros de grupo, em uma longa e memorável aventura.

2. Melhorias gráficas robustas

Como os três jogos originais tem diferenças gráficas consideráveis, todos receberam melhorias para proporcionar uma experiência unificada ao jogador. O que mais impressiona é o primeiro Mass Effect, que recebeu um verdadeiro "banho de loja" de atualizações técnicas e estéticas.

Os modelos dos personagens estão mais refinados, a iluminação mais precisa e as sombras com maior qualidade. Além disso, as texturas ganharam maior resolução e efeitos de pós premocessamento que contribuem para uma imagem mais limpa.

A performance também acompanha as melhorias gráficas: do PS4 Pro e Xbox One X em diante, o jogo irá rodar com resolução 4K e taxa de 60 quadros de animação por segundo. No PC há suporte para monitor Ultra Wide e uma vasta gama de configurações para deixar os jogos tão bonitos quanto seu computador suportar.

3. Qualidade de vida acima de tudo

Mass Effect Legendary Edition
Mass Effect Legendary Edition
Foto: EA / Divulgação

Com um menu compartilhado entre os três jogos, você pode iniciar a campanha que desejar a partir de uma mesma tela inicial, assim como foi feito em Halo: The Master Chief Collection, por exemplo.

Aproveitando os hardwares mais modernos, o tempo de loading dos cenários foi reduzido drasticamente: os elevadores da Citadel, por exemplo, foram de quase um minuto para meros doze segundos na Legendary Edition.

4. Criação de personagem aprimorada

Mass Effect Legendary Edition
Mass Effect Legendary Edition
Foto: EA / Divulgação

O modo de criação de personagem ganhou mais opções de personalização, incluindo novos cortes de cabelo e cores para as roupas de Shepard.

A versão feminina de Shepard usada na capa do terceiro Mass Effect ("Fem-Shep", como é conhecida entre os fãs) está presente no editor do jogo original, permitindo jogar como a comandante Shepard icônica desde o princípio da aventura.

O sistema de criação de personagem agora também será unificado. Assim, a versão de Sheppard que você criar no primeiro Mass Effect será a mesmo nos outros dois jogos, aumentando a imersão na jornada criada pela BioWare.

5. Controles do Mako redesenhados

Mass Effect
Mass Effect
Foto: EA / Divulgação

É preciso admitir: Os sistemas de jogo do primeiro Mass Effect eram, no mínimo, meio truncados. Tanto que os dois jogos seguintes se destacaram justamente pela melhoria nas mecânicas de jogo, que tornaram a experiência toda mais acessível.

Um dos pontos que foi bastante trabalhado na Legendary Edition foi o controle do Mako, veículo de solo usado para explorar planetas no primeiro game e que era bastante criticado na época. A direção do Mako está mais responsiva e intuititva, com a câmera melhor ajustada e melhor balanceamento de munição e escudo para garantir uma experiência prazerosa para o jogador.

Caso queira saber como era pilotar o Mako no jogo original, é possível alterar os controles para o jogo clássico no menu de opções. Mas acredite, você vai voltar rapidamente para a versão moderna.

6. Combate modernizado no jogo original

Mass Effect Legendary Edition
Mass Effect Legendary Edition
Foto: EA / Divulgação

O sistema de combate do primeiro Mass Effect foi totalmente refeito, retirando a simulação de dados de RPG e adotando um sistema de tiroteio mais moderno e responsivo, similar aos dois jogos seguintes. As armas ficaram mais balanceadas, recarregam mais rápido e tem uma pegada melhor no controle.

O ataque de curta distância de Shepard, que foi introduzido em Mass Effect 2, foi incorporado na nova versão do jogo original. O game também recebeu um sistema melhorado de comandos para os companheiros durante a ação.

7. Três jogos pelo preço de um

Mass Effect Legendary Edition
Mass Effect Legendary Edition
Foto: EA / Divulgação

A Legendary Edition custa R$ 299. Não é um preço barato, mas é o padrão dos jogos AAA nos dias atuais. Porém, você não está levando apenas um jogo e sim três games cheios de conteúdo, que rendem centenas de horas de aventura, todos com muitas decisões para tomar, cheias de consequências que garantem elevadas possibilidades para jogar de novo.

A coletânea também traz novas conquistas e troféus, com progresso compartilhado entre os três games. Assim mesmo jogadores complecionistas que já platinaram ou miletaram os jogos originais, poderá ter o gostinho do sucesso renovado em suas novas jornadas nas estrelas de Mass Effect.

8. Quase todas as DLCs inclusas no pacote

Mass Effect Legendary Edition
Mass Effect Legendary Edition
Foto: EA / Divulgação

Um dos grandes legados infames da geração PS3 e Xbox 360, os conteúdos adicionais por download (DLC) são parte integral da experiência de jogo no RPG da BioWare: os três Mass Effect são conectados por expansões, que trazem novos personagens e eventos. Era possível jogar sem eles, mas o jogador acabava com aquela cara de "como é que eu fui chegar aqui?" no começo de cada novo episódio.

Mass Effect Legendary Edition traz mais de 40 DLCs lançadas para os jogos originais, tanto itens cosméticos que eram exclusivos de edições limitadas quanto as expansões de cada um dos três games. O final estendido do terceiro jogo faz parte do pacote, assim como a emocionante expansão Citadel .

Somente o extra Pinnacle Station do primeiro Mass Effect ficou de fora: os dados originais estavam corrompidos e a BioWare não conseguiu recuperá-lo.

9. Modo Foto

Mass Effect Legendary Edition
Mass Effect Legendary Edition
Foto: EA / Divulgação

O jogo contará com um inédito modo de fotografia, um dos recursos mais adorados pelos jogadores dos consoles atuais. Será possível pausar a ação e capturar a imagem perfeita, ajustando os efeitos, movimentando a câmera livremente para registrar os melhores momentos de sua aventura espacial e compartilhar com a comunidade nas redes sociais.

10. Reencontrar velhos amigos

O que torna Mass Effect especial para muitos jogadores não é só a aventura épica digna de um Star Trek ou Battlestar Galactica. São os personagens que acompanham Shepard nessa jornada. A narrativa é tão bem trabalhada que após centenas de horas ao lado dessa turma, é difícil pensar neles como "companheiros virtuais". Eles são seus amigos e, em muitos casos, amores.

Veteranos da trilogia original podem passar horas discutindo qual dos companheiros de Shepard é o melhor - e por que é o Garrus - e relembrando pequenas conversas casuais entre os personagens, situações divertidas inesperadas e, claro, com quais deles se envolveram em romances em cada jogo.

O envolvimento com esses personagens é tão forte que todo jogo feito pela BioWare posteriormente foi comparado com esta trilogia neste quesito, e perdeu. Para os fãs da saga iniciada em um distante 2007, Mass Effect Legendary Edition é uma oportunidade de reencontrar velhos amigos, antigos amores e viver novamente aquelas loucas aventuras da juventude.

Fonte: Equipe portal
Publicidade
Publicidade