VNL em Brasília: será que teremos Brasil x Turquia?
Com a divulgação dos grupos da Liga das Nações (VNL) de 2026, o vôleifã brasileiro agora espera a tabela para saber os confrontos das Seleções nos jogos realizados no Ginásio Nilson Nelson, em Brasília.
A equipe feminina, dirigida por José Roberto Guimarães, atuará no Distrito Federal entre os dias 3 e 7 junho. Serão quatro jogos do Brasil neste período, com os rivais saindo desta lista: Turquia, Itália, República Dominicana, Holanda e Bulgária.
A principal expectativa da torcida é poder enfrentar as turcas, em casa. Curiosamente, Brasil e Turquia estão no mesmo grupo em todos as etapas: a segunda será em Ankara (TUR) e a terceira em Kansai (JAP). Em 2025, o clássico aconteceu em Istambul, com vitória verde-amarela por 3 a 1.
Por conta da posição dos times no ranking mundial, é improvável que o Brasil enfrente Itália e Turquia em Brasília. Atualmente, a Azzurra lidera, seguida por brasileiras e turcas. A Federação Internacional (FIVB), em outras edições, já disse que um algoritmo é usado para equilibrar a divisão dos grupos e evitar que a tabela de uma seleção seja muito mais difícil ou fácil do que outra do mesmo nível.
No ano passado, a primeira etapa da VNL, no Maracanãzinho, no Rio de Janeiro, colocou frente a frente Brasil x Itália, com vitórias das campeãs olímpicas.
TORNEIO MASCULINO
Já a Seleção de Bernardinho jogará em Brasília entre 10 a 14 de junho pela abertura da VNL. Os quatro rivais sairão desta lista: Brasil, Sérvia, Argentina, Bélgica, Bulgária e Irã.