Há dez anos, Ricardo/Emanuel era campeão mundial de vôlei de praia
Há exatos dez anos, no dia 19 de outubro de 2003, a dupla brasileira Ricardo/Emanuel conquistou o Campeonato Mundial de vôlei de praia, no Rio de Janeiro. Na ocasião, eles derrotaram os americanos Dax Holdren e Stein Metzger na decisão, por 2 sets a 0 (21-18 e 21-15), nas areias da Praia de Copacabana.
O Mundial de 2003 foi a quarta edição da competição, que é realizada a cada dois anos, e a primeira e única vez que ela foi disputada no Brasil. O país ainda ficou com o bronze naquela ocasião, com a dupla Márcio/Benjamin, que venceu os portugueses Maia e Brenha na decisão do terceiro lugar.
Dez anos após o título mundial da dupla, que seria campeã olímpica em 2004, em Atenas, Ricardo e Emanuel seguem jogando. Atualmente, porém, Ricardo, que está com 38 anos, é parceiro de Márcio no circuito nacional e de Álvaro Filho na Seleção Brasileira. Emanuel, 40, joga com Alison tanto na Seleção quanto no circuito nacional.
Emanuel já foi campeão mundial em outras duas oportunidades. Em 1999, ao lado de José Loiola, ele foi campeão em Marselha, na França, e em 2011, já ao lado de seu atual parceiro Alison, venceu em Roma, na Itália. Neste último título, Alison/Emanuel derrotou Ricardo/Márcio na final.