FIVB anuncia Liga Mundial com segunda divisão
O crescimento do vôlei proporciona a Federação Internacional (FIVB) a buscar uma nova opção para a Liga Mundial, torneio anual que reúne as principais seleções da modalidade. A partir de 2014, a competição terá uma segunda divisão, segundo definição do encontro anual da entidade máxima do esporte, neste domingo, em Lausanne, na Suíça.
"É um momento histórico para a Federação Internacional e para a própria Liga Mundial", comentou o brasileiro Ary Graça, presidente da FIVB. "É uma nova direção de crescimento, proporcionando outras federações a participarem da competição", emendou.
O torneio será disputado entre 23 de maio e 20 de julho. O Brasil está confirmado na elite. A equipe do técnico Bernardinho integra o grupo A com Itália, Polônia e Irã. Rússia, Estados Unidos, Bulgária e Sérvia estarão na chave B.
Como ocorreu em 2013, os outros grupos vão apresentar um nível técnico menor: Bélgica, Canadá, Austrália e Finlândia (grupo C); Argentina, Alemanha, França e Japão (grupo D); Holanda, Coreia do Sul, Portugal e República Tcheca (grupo E).
Dos grupos C, D e E sairão quatro classificados para um quadrangular e apenas o campeão entra na fase final - ao lado de quatro representantes das chaves mais fortes e do país-sede. Essa equipe ainda poderá solicitar seu ingresso nos grupos A e B para enfrentar os melhores do mundo em 2015.
A segunda divisão vai ser composta por duas chaves e será jogada em apenas dois finais de semana e com uma etapa final própria. Surpreendentemente, a tradicional Cuba foi colocada no campeonato de acesso, no grupo F, ao lado de Tunísia, Turquia e México. Porto Rico, China, Espanha e Eslováquia formam a chave H.