Vídeo mostra reação de estrela no basquete ao ser informada que vai deixar a Rússia após ser libertada
Brittney Griner foi beneficiada pela troca de prisioneiros entre Biden e Putin; a americana foi presa com óleo de haxixe em Moscou
Libertada após nove meses de prisão em Moscou, na Rússia, a jogadora de basquete norte-americana Brittney Griner, de 32 anos, afirma estar respirando "um suspiro de alívio". Um vídeo publicado pela emissora WFAA dos Estados Unidos mostra a reação da atleta ao ser liberada para retornar para casa.
Griner é uma das pivôs da liga feminina da National Basketball Association, a NBA, e estava presa desde fevereiro deste ano, quando foi flagrada com porte ilegal de óleo de cannabis no aeroporto de Moscou. Dois cartuchos do óleo de haxixe para ser usado em um vaporizador foram encontrados dentro da bagagem da atleta.
Nas imagens divulgadas na quinta, ela aparece entrando em uma van, e sendo encaminhada para o aeroporto, onde pegou um avião para os Estados Unidos. Já na aeronave, ela fala sobre o "alívio" e felicidade em voltar para casa. De acordo com a agência de notícias Associated Press, a jogadora já está em solo americano.
Griner foi solta após o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, fechar um acordo de troca de prisioneiros entre os governos do EUA e Rússia, no qual a Casa Branca liberou o traficante de armas e ex-integrante do exército russo Vikor Bout.
Brittney Griner foi campeã da WNBA em 2014, também foi duas vezes a maior pontuadora do campeonato e conquistou duas medalhas de ouro com a seleção americana em Olimpíadas, sendo uma no Rio-2016 e outra em Tóquio-2020.