Testemunha que filmou carro de Diogo Jota discorda de relatório que aponta 'alta velocidade' como causa do acidente
José Azevedo revelou que veículo do jogador estava 'super tranquilo'
Testemunha que filmou o acidente de Diogo Jota afirmou que o jogador não estava em alta velocidade, contrariando o relatório da Guarda Civil, que aponta esse fator como a principal causa do ocorrido.
Um caminhoneiro identificado como José Azevedo discordou nesta quinta-feira, 10, do relatório da Guarda Civil da Espanha sobre o motivo do acidente de carro do jogador Diogo Jota, de 28 anos, e de seu irmão, André Silva, de 26.
Receba as principais notícias direto no WhatsApp! Inscreva-se no canal do Terra
Jota e o irmão trafegavam em uma rodovia federal em Zamora, no noroeste da Espanha, na madrugada do dia 3 de julho, quando o pneu da Lamborghini em que eles estavam estourou. O veículo saiu da pista e pegou fogo logo em seguida.
Em entrevista ao jornal português Correio da Manhã, Azevedo afirmou que foi o responsável por filmar as primeiras imagens do veículo dos irmãos em chamas. Ele disse que tentou ajudá-los, mas que "devido ao impacto do acidente, nada se podia fazer".
"[A família] tem a minha palavra de que eles não estavam com excesso de velocidade. Consegui ver a marca do carro, a cor do carro. Dirijo nesta estrada todos os dias, de segunda a sábado", disse. Ele acrescentou: "Eles estavam super tranquilos".
Segundo o jornal espanhol El Mundo, a alta velocidade é a principal suspeita da Guarda Civil, que também investiga um possível mau estado de conservação da pista como provável causa do acidente. É possível que o acidente tenha sido resultado de uma combinação desses fatores.
Casado há menos de duas semanas
O atacante do Liverpool Diogo Jota fez uma declaração de amor à esposa, Rute Cardoso, horas antes de morrer. "Um dia que nunca esqueceremos", escreveu ele em seu perfil oficial no Instagram. Para acompanhar a citação, Diogo Jota compartilhou também um vídeo do casamento dos dois, que ocorreu em julho de 2025.
Nas imagens, o responsável pela cerimônia diz: "Queridos Rute e Diogo, hoje é um dia que marcará suas vidas. É o único dia em que conseguiram reunir, na mesma hora e no mesmo local, suas respectivas famílias e amigos para celebrar aquilo que realmente importa: o amor."
Durante o discurso do cerimonialista, diversas imagens do casal —sejam no altar ou antes de chegar à igreja— ilustram o vídeo. Depois disso, o público acompanha um pouco do que rolou na festa de casamento.
Jota e Rute Cardoso se casaram em 22 de junho de 2025. O casal tinha três filhos. O mais velho é Dinis, nascido em 2021. O segundo menino veio em 2023 e, em novembro de 2024, a família ganhou uma menina. Eles viviam na Inglaterra, onde o jogador atuava desde 2020.
