Rival de João Fonseca na estreia no Masters 1000 de Paris é amigo dos pets e curte jogar Mario Kart
Canadense Denis Shapovalov enfrentará o brasileiro pela segunda vez em menos de uma semana
O brasileiro João Fonseca estreia no Masters 1000 de Paris contra o canadense Denis Shapovalov, nesta terça-feira. Em menos de uma semana, esta é a segunda vez que os tenistas se enfrentam em quadra. No duelo do ATP 500 da Basileia, pelas quartas de final, Fonseca levou a melhor e rumou para o título.
Shapovalov é um verdadeiro cidadão do mundo. Filho de mãe russa, ele nasceu em Tel-Aviv, em Israel, e ainda bebê, com nove meses, se mudou com a família para Toronto, no Canadá.
Em solo canadense ele cresceu e deu seus primeiros passos no tênis, muito pela influência da mãe, que foi uma tenista profissional da extinta União Soviética. Em seguida, começou a levar o esporte a sério em uma academia em Vaughan.
Em 2013, aos 14 anos, Shapovalov estreou em torneios de tênis. No mesmo ano, conquistou o título júnior do G5 ITF na categoria simples. Quatro anos mais tarde, em 2017, o canadense deu o pontapé inicial como profissional. Ao longo da carreira, são quatro títulos conquistados.
O canadense é o atual 23 no ranking da ATP e, em 2020, chegou ao top-10 do mundo.
Para Shapovalov, a grande referência no tênis é a lenda suíça Roger Federer. Aos 15 anos, auxiliou o ídolo no aquecimento antes da semifinal de um torneio em Toronto. Por isso, guarda este momento com carinho na memória.
View this post on Instagram
Em seu perfil no site da ATP, Shapovalov ainda contou que possui amor e carinho por pets, tanto que fundou a "ShapoShelter", uma instituição que auxilia nos cuidados de cães e gatos abandonados. Além disso, presta apoio a entidades do Canadá, México e Estados Unidos que também se dedicam atenção aos pets.
Torcedor do Toronto Maple Leafs na NHL, o canadense afirmou ao site da ATP que seria jogador de hóquei no gelo caso não fosse tenista profissional. Outro fato curioso que o tenista compartilhou com a ATP é a paixão pelos games. Sempre com seu Nintendo Switch, o atleta contou que, durante as viagens sempre aproveita para jogar o RPG Skyrim e o famoso Mario Kart.
Em clima de revanche, Shapovalov enfrentará Fonseca na estreia no Masters 1000 de Paris nesta terça-feira, por volta das 8h30.