Luisa Stefani brilha em jogo dramático e vai às quartas do US Open
Brasileira atinge as quartas em Nova York pela quarta vez consecutiva
Luisa Stefani e a húngara Timea Babos, cabeças de chave 11, estiveram abaixo no terceiro set, mas viraram duelo dramático nesta segunda-feira, se classificando às quartas de final de duplas do feminino do US Open, o último Grand Slam da temporada.
A paulista e a europeia, oitava melhor dupla do ano, derrotaram a dupla das chinesas Zhaoxuan Yang e Yifan Xu por 2 sets a 1 com parciais de 6/2 4/6 6/4 após 2h28mnin de duração na quadra 17 do complexo de Flushing Meadows.
Stefani e Babos fizeram um grande primeiro set com duas quebras e salvaram chances das rivais da metade que poderia ter mudado o rumo da parcial. No começo do segundo set as chinesas pediram atendimento no 2 a 2, o jogo ficou paralisado e elas voltaram melhores quebrando o saque de Babos logo a seguir para fecharem por 6/4.
No terceiro set as asiáticas abriram 4 a 2 quebrando o saque de Luisa, mas a brasileiro não baixou o nível e junto com Babos fizeram quatro games consecutivos fechando o jogo com uma quebra e no quarto match-point.
Esta será a quinta vez de Stefani nas quartas em Nova York. Ela fez quartas em 2020 com a americana Hayley Carter. Foi semifinalista em 2021 com Gabriela Dabrowski quando machucou o joelho e acabou tendo que abandonar no momento mais dramático de sua carreira. Foi semifinalista em 2023 com a americana Jennifer Brady e fez quartas de final ano passado com a holandesa Demi Schuurs.
Luisa e Babos somam dois títulos de WTA este ano em Linz, na Áustria, e Estrasburgo, na França, ainda fizeram quartas em Wimbledon, oitavas em Roland Garros e semis em Bad Homburg, na Alemanha.
O próximo desafio em Nova York será contra Dabrowski/Erin Routliffe ou a dupla da espanhola Cristina Bucsa e da americana Nicole Melichar, jogo que acontece ainda nesta segunda-feira.