PUBLICIDADE

Jogadores

Federer bate Button e vence título de melhor atleta europeu

27 dez 2009 - 17h33
(atualizado às 18h40)
Compartilhar

O ano de 2009 foi consagrador para Roger Federer. Nesta temporada, o tenista triunfou pela primeira vez no torneio de Roland Garros, tornou-se o maior vencedor da história dos Grand Slams, com 15 taças, e retomou a primeira colocação no ranking mundial da ATP (Associação dos Tenistas Profissionais). Pela sucessão de conquistas, o suíço acabou eleito neste domingo o atleta europeu do ano, superando o britânico Jenson Button, campeão do Mundial de Fórmula 1.

» Djokovic irá atuar em série sobre monarca da antiga Iugoslávia

» Safina tem descanso de apenas três dias dos treinamentos

» Após Guga, Bellucci volta a dar esperança ao tênis brasileiro

» Finalista de Roland Garros pede falência na Argentina

Na eleição promovida pela União Europeia de Imprensa Esportiva, organização formada por 18 agências de notícias do continente, o suíço acumulou 135 pontos, terminando 54 tentos à frente de Jenson Button, piloto vencedor da categoria máxima do automobilismo pela Brawn GP, atual Mercedes. A terceira colocação ficou com a biatleta Olé Einar Bjorndalen, da Noruega.

Federer acumulou sua quinta conquista ao vencer a eleição deste ano, consagrando o tênis novamente no lugar mais alto do pódio. Em 2008, o título ficou nas mãos do espanhol Rafael Nadal, que terminou o ano anterior como líder do ranking mundial. Consagrado novamente, o suíço superou o alemão Michael Schumacher no número de indicações ao prêmio de melhor europeu da temporada.

Contratado para retornar à Fórmula 1 em 2010, Schumacher terminou agraciado com esta honraria nos anos de 1994, 2001, 2002 e 2003. Agora no cockpit da Mercedes, o heptacampeão mundial da categoria terá a oportunidade de igualar o fenômeno suíço no número de conquistas.

Federer ganha título de melhor atleta europeu de 2009
Federer ganha título de melhor atleta europeu de 2009
Foto: Reuters
Gazeta Esportiva Gazeta Esportiva
Compartilhar
Publicidade