João Fonseca destaca aprendizado após queda no US Open
Brasileiro caiu diante do tcheco Machac na segunda rodada nesta quarta-feira
João Fonseca, número 45 do mundo, detalhou os aprendizados tirados após a derrota nesta quarta-feira na segunda rodada do US Open diante do tcheco Tomas Machac, 22º colocado, por 3 sets a 0 com parciais de 7/6 (7/4) 6/2 6/3 em menos de duas horas.
"Primeiro set foi muito parelho , eu diria que eu estava jogando um pouco melhor que ele, fazendo mais coisa quando ele estava sacando. Jogar contra um top 20 não é fácil, eles fecham as portas, no tie-break ele elevou o nível então é vivendo e aprendendo. No segundo set ele me quebrou logo cedo, o que fez ele relaxar um pouco mais , jogar um pouco mais solto e eu tentando me encontrar na partida , tentando achar soluções, mas ele conseguiu fechar as portas super bem . Foi muito mais mérito dele do que demérito meu. É vivendo e aprendendo, top 20 é sempre difícil, feliz por ter a oportunidade de jogar contra caras desse nível . É seguir trabalhando e o que vem pela frente", disse o brasileiro em entrevista ao SporTV 3.
Sobre os aprendizados, João destacou: "Entender melhor meus tempos, não ficar muito afobado quando vem a oportunidade por exempo eu tive 5 a 4 eu tive 0/30 ele sacando poderia ter feito algo diferente, acalmado um pouco, não errado devolução fácil. São coisas que um 'se' que a gente tem que pensar . É seguir trabalhando e aprendendo, não tem como ficar no 'e se, e se', a vida não é assim, a vida é procurar soluções".
Ele também analisou o ano com os quatro Grand Slams com terceira rodada em Wimbledon e Roland Garros e segunda rodada em Nova York e na Austrália. O tenista que recentemente completou 19 anos jogou seus primeiros Slams este ano e promete mais maturidade para 2026: "Com certeza vem muito aprendizado, expriência de jogar esses torneios pela primeira vez, cinco sets pela primeira vez contra o Sonego também foi duro, um set pra cada lado , muito diferente do que jogar três sets . Eu diria que vai um João muito mais maduro para o ano que vem , com muito mais maturidade e entendendo como se joga uma partida de cinco sets".
Fonseca ainda tem torneios a disputar em 2025. Ele jogará a Copa Davis, Laver Cup e o ATP 500 da Basileia, podendo ainda jogar outros torneios a confirmar.