Olha a ola! Ivanovic vence para felicidade de Schweinsteiger
Estão definidas as primeiras classificadas às semifinais de Roland Garros. A sérvia Ana Ivanovic, sétima colocada no ranking mundial, e a checa Lucie Safarova (13ª) venceram seus jogos na manhã desta terça-feira e brigarão entre si por uma vaga na grande decisão do segundo Grand Slam do ano.
Ivanovic foi a primeira a carimbar o passaporte às semifinais ao despachar a ucraniana Elina Svitolina (19ª), por 2 sets a 0, com parciais de 6/3 e 6/2, em apenas 1h17 de partida.
Com a torcida entusiasmada do namorado Bastian Schweinsteiger, jogador do Bayern de Munique que participou até da tradicional ola, a sérvia foi agressiva e conquistou quatro quebras de serviço, duas em cada set, ao passo que teve o saque rechaçado em apenas uma oportunidade. Ivanovic ainda disparou 37 bolas vencedoras, contra apenas oito de Svitolina.
Com 27 anos de idade, Ana Ivanovic não alcançava uma semifinal de Grand Slam desde 2008, ano em que foi campeã de Roland Garros, único título em torneios deste nível.
Lucie Safarova também obteve sua vitória em sets diretos: ela derrotou a espanhola Garbiñe Muguruza (21ª) por 7/6 (7-3) e 6/3, após 1h55 de confronto. A checa foi a algoz da cabeça de chave 2 em Paris, a russa Maria Sharapova, nas quartas de final. Ela venceu a favorita por 7/6 (7-3) e 6/4, na última segunda-feira.
Os números mostram bem a superioridade da checa. Ela encaixou sete aces, diante de três da espanhola, que falhou mais: 29 erros não forçados, contra 18 de Safarova. A cabeça de chave 13 ainda angariou duas quebras, uma a mais que Muguruza.
Esta foi a segunda vez que Lucie Safarova atingiu as semifinais em um Grand Slam. A primeira foi em 2014, quando lutou por um lugar na final de Wimbledon. Na ocasião, ela acabou derrotada pela compatriota Petra Kvitova, que seria a campeã na grama de Londres.
No retrospecto geral, Safarova leva vantagem sobre Ivanovic. As duas já se encontraram oito vezes no circuito, com cinco vitórias da tcheca. Em Roland Garros, elas se enfrentaram duas vezes, com um triunfo para cada lado. Em 2014, porém, Safarova venceu pela terceira rodada com um duplo 6/3.