Quem é a nova estrela romena do tênis?
A romena Sorana Cirstea não é dona apenas de um rosto bonito e longas pernas. Com uma direita de forehand poderosa, a jovem de 19 anos começa a escrever seu nome na história do tênis ao chegar, pela primeira vez na carreira, às quartas-de-final de Roland Garros.
musas de Roland Garros
Uma tenista da Romênia não brilhava em uma quadra de Grand Slam desde 1997. Na ocasião, Irian Spirlea alcançou as quartas-de-final do US Open.
Agora, desfilando nas quadras do complexo de saibro de Paris com uma saia branca e blusinha azul, Cirstea, 41ª do ranking, foi eliminando favoritas até alcançar um lugar entre as oito melhores tenistas em Roland Garros, segundo Grand Slam da atual temporada da WTA.
Após passar pela americana Carly Gullickson na estréia, pela francesa Alize Cornet na segunda rodada e pela dinamarquesa Caroline Wozniacki, décima cabeça-de-chave, Cirstea teve uma prova de fogo nas oitavas-de-final: a sérvia Jelena Jankovic.
Ex-número um do mundo e quinta favorita no saibro parisiense, Jankovic não resistiu aos fortes golpes da romena e acabou eliminada. No seu caminho agora está a australiana Samantha Stosur, em partida marcada para esta quarta-feira.
Fã da alemã Steffi Graf, Sorana Cirstea se profissionalizou em 2006. No entanto, o primeiro título de simples da carreira dela foi conquistado em outubro de 2008, no WTA de Tashkent. Dona de 59 kg, distribuídos em 1,75 m, Cirstea é treinada por Alina Tecsor e Teo Cercel. Ela começou no tênis aos quatro anos, incentivada pela sua mãe, Liliana, e seu pai, Mihai.
A jovem gosta de ler, assistir filmes, fazer palavras cruzadas e cuidar dos seus dois papagaios. Ela se auto-descreve como uma pessoa feliz, ambiciosa e teimosa, que tem como meta principal alcançar o top 10 do tênis feminino. Talento para isso a romena tem.