Script = https://s1.trrsf.com/update-1765905308/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Tênis

Discípulo de Guga cita treino com Nadal e projeta 2016

29 set 2011 - 09h27
(atualizado às 10h04)
Compartilhar

Elogiado por Fernando Meligeni, João Pedro Sorgi, 17 anos, é um dos 15 integrantes do projeto de formação de jogadores idealizado por Gustavo Kuerten e voltado os Jogos Olímpicos de 2016. Após treinar com o espanhol Rafael Nadal no Aberto dos Estados Unidos, o discípulo de Guga sonha com o torneio no Rio de Janeiro.

» Veja comparação entre tenistas e clubes de futebol

"Disputar as Olimpíadas de 2016 é um objetivo que eu tenho e pretendo lutar por ele. Com 22 anos, vou estar no auge da minha forma física, mais forte mental, técnica e taticamente. Falta muito para evoluir nesses cinco anos e tenho tudo para estar nas Olimpíadas", afirmou Sorgi durante o Challenger de Campinas.

Na chave juvenil do Aberto dos Estados Unidos, ele foi derrotado na segunda rodada pelo israelense Or Ram-Harel. Ainda assim, voltou satisfeito, principalmente pela chance propiciada por Guga de treinar com Nadal, atual número 2 do mundo e dono de 10 Grand Slams, no mítico Arthur Ashe Stadium, com capacidade para 22,5 mil pessoas.

"O Guga estava nos Estados Unidos e conseguiu arranjar um treino para mim com o Nadal. Foi uma experiência muito legal, devo muito ao Guga", disse o jovem, que também disputou a chave juvenil em Roland Garros e Wimbledon.

"Consegui ver o dia a dia dos profissionais e aprendi bastante", completou.

O projeto de formação de jogadores é uma parceria entre Guga, o técnico Larri Passos, a Confederação Brasileira de Tênis (CBT) e o Ministério do Esporte, com mais de R$ 2 milhões de verba. O vínculo com o tricampeão de Roland Garros e seu ex-técnico deixa Sorgi animado.

"O Guga e o Larri são exemplos a serem seguidos. Sabendo que duas pessoas que venceram no tênis fazem parte do projeto, tenho certeza que só pode sair coisa boa, porque ambos entendem o que precisa ser feito para ter sucesso nesse esporte", afirmou o garoto.

O programa idealizado por Guga garantirá a Sorgi ajuda financeira para disputar torneios. Pelo acordo, ele permanecerá com sua atual estrutura e treinador na cidade de Ribeirão Preto, mas o tenista cogita a possibilidade de passar alguns dias na academia de Larri Passos, em Balneário Camboriú.

Primeiros autógrafos

Mesmo derrotado na estreia do Challenger de Campinas, João Pedro Sorgi concedeu uma série de autógrafos e posou para fotos ao lado de vários torcedores, principalmente crianças. Para o jovem, o assédio não é novidade.

"Nos Grand Slams, as pessoas veem que você é jogador e geralmente pedem bastante autógrafo. Esse reconhecimento dos torcedores é uma coisa gratificante", afirmou o garoto de 17 anos.

Promissor, Sorgi quer alçar voos mais altos. "Como sou jovem, acho que tenho chance de seguir carreira profissional e, quem sabe um dia, ser famoso de verdade", afirmou o discípulo de Guga.

Na semana passada, ele alcançou o vice-campeonato da chave de duplas do Challenger de Campinas ao lado do compatriota Fabrício Neis. Ex-número 25 do mundo e dono de três títulos da ATP, Fernando Meligeni acompanhou um dos jogos e ficou impressionado com a performance do jovem de 17 anos.

"Já tinham me falado dele e acabei gostando muito do que vi do Sorgi. Ainda bem garoto, mostrou muito comprometimento e concentração. O tal do sangue nos olhos. Me impressionou bastante, e pensar que era um jogo de duplas", escreveu Meligeni em seu blog.

Após alcançar o oitavo posto do ranking mundial juvenil, Sorgi vive a transição para os torneios profissionais. Em 2011, ele fez duas semifinais de future e ganhou uma rodada em seu primeiro challenger, disputado em Campos do Jordão, contra o compatriota Daniel Dutra da Silva. Em Campinas, caiu na estreia contra o francês Laurent Recouderc, 10 anos mais velho.

"Essa temporada é a melhor que eu já tive. Agora que estou focado no profissional, comecei bem e tive alguns resultados importantes. Acho que estou amadurecendo e melhorando a cada dia, chegando nos torneios de nível challenger e jogando de igual para igual", declarou. 

Pela terceira rodada do WTA de Tóquio, a russa Maria Sharapova teve muitas dificuldades para vencer a alemã Julia Goerges, por 2 sets a 0, com parciais de 7/6 (7-4) e 7/6 (7-4)
Pela terceira rodada do WTA de Tóquio, a russa Maria Sharapova teve muitas dificuldades para vencer a alemã Julia Goerges, por 2 sets a 0, com parciais de 7/6 (7-4) e 7/6 (7-4)
Foto: Getty Images
Gazeta Esportiva Gazeta Esportiva
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra