Script = https://s1.trrsf.com/update-1765224309/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Tênis

Davidovich Fokina, rival de João Fonseca em Cincinnati, vive martírio e choro por falta de títulos

Espanhol amarga quatro vice-campeonatos e segue em busca do primeiro título de simples no circuito profissional

9 ago 2025 - 08h11
(atualizado às 18h01)
Compartilhar
Exibir comentários

Alejandro Davidovich Fokina será o rival de João Fonseca neste sábado, na segunda rodada do Masters 1000 de Cincinnati. O espanhol, número 19 do mundo, vive boa fase na temporada, mas carrega um histórico amargo em finais ao longo da carreira. Ele já perdeu quatro decisões, ficando com o vice-campeonato, e ainda busca conquistar seu primeiro título de simples no circuito profissional.

Tenista espanhol Alejandro Davidovich Fokina durante o ATP de Acapulco.
Tenista espanhol Alejandro Davidovich Fokina durante o ATP de Acapulco.
Foto: @aledavidovichofficial via Instagram / Estadão

No ATP 500 de Washington, em julho, Fokina protagonizou uma derrota dramática. Ele perdeu três match points e foi superado por Alex De Minaur, 8º do ranking ATP, que venceu por 5-7, 6-1 e 7-6 (7-3). Visivelmente abatido e emocionado, Fokina foi consolado pelo adversário após o jogo, enquanto chorava durante a cerimônia de premiação.

O adversário australiano compartilhou sobre o momento: "Antes de sermos tenistas, somos seres humanos. Eu sabia que qualquer coisa que eu dissesse a ele naquele momento não o ajudaria em nada, mas eu queria que ele soubesse que grande jogador ele é, o quanto ele está melhorando e que ele é um jogador bom demais para não ganhar um título logo.

Em março, Fokina também chegou à final de Acapulco, mas foi superado pelo tcheco Tomáš Machác por 6-7 (6-8) e 2-6, frustrando outra chance de conquistar a taça.

No ATP de Delray Beach, no mês anterior, o espanhol também esteve muito perto do título. Perdeu a final para Miomir Kecmanovic após desperdiçar dois match points. No terceiro set, chegou a liderar por 5-2, mas acabou derrotado por 3-6, 6-1 e 7-5.

Já em 2022, o tenista disputou a sua primeira final de simples na carreira, no Masters 1000 de Monte Carlo. Ele perdeu para Stefanos Tsitsipas por 6-3 e 7-6 (7-3), ficando com o segundo lugar em um dos torneios mais prestigiados do circuito. Antes, conquistou a maior vitória de sua carreira ao derrotar o então número 1 do mundo, Novak Djokovic, na segunda rodada.

Atual número 19 do mundo, é o único entre os 30 primeiros do ranking sem um título de ATP. O duelo com João Fonseca está previsto para começar por volta das 18h (de Brasília).

Estadão
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade