PUBLICIDADE

Querrey vira sobre T. Alves, e EUA encerram sonho do Brasil na Davis

3 fev 2013 21h45
| atualizado às 22h05
ver comentários
Publicidade

Chegou ao fim a participação do Brasil na luta pela vaga nas quartas de final do Grupo Mundial da Copa Davis. Neste domingo, em Jacksonville, na Flórida, Sam Querrey derrotou de virada Thiago Alves por 3 sets a 1, com parciais de 4/6, 6/3, 6/4 e 6/7(3), em 2h37min de jogo e decretou a vitória dos Estados Unidos sobre o Brasil por 3 a 2. A equipe sul-americana chegou a estar perdendo por dois pontos, mas conseguiu empatar no jogo de duplas e no triunfo de Thomaz Bellucci.

Thiago Alves teve boa atuação, mas não conseguiu superar Sam Querry
Thiago Alves teve boa atuação, mas não conseguiu superar Sam Querry
Foto: EFE

O primeiro dos pontos brasileiros veio no sábado, com a vitória por 3 sets a 2 de Bruno Soares e Marcelo Melo sobre a melhor dupla do mundo, formada pelos irmãos Bob e Mike Bryan. Já neste domingo, Bellucci, também em cinco sets, derrubou o gigante John Isner, de 2m06 de altura em 3h29min.

Para se manter na elite da Davis, o Brasil terá que passar pela repescagem. O adversário será definido em sorteio, e os confrontos serão realizados de 13 a 15 de setembro. Já os Estados Unidos enfrentarão a Sérvia de Novak Djokovic nas quartas.

A derrota de Isner para Bellucci na partida anterior do dia deixou Sam Querrey pressionado. E no primeiro set, o norte-americano lidou mal com o sentimento, cometendo muitos erros não forçados e atuando com pouca movimentação. Thiago Alves não hesitou e, com uma quebra de serviço de vantagem, venceu a parcial inicial.

Mas Querrey acordou a partir do segundo set e passou a jogar com mais segurança, sobretudo nos golpes de direita do fundo da quadra. Com uma quebra, ele venceu a parcial e deixou o jogo com Thiago Alves empatado.

Na terceira parcial, o norte-americano deu impressão de que seguiria dominando o duelo e abriu uma quebra de vantagem. Thiago Alves não desistiu, seguiu lutando e devolveu a quebra no oitavo game. Mas o bom momento do brasileiro durou pouco, ele perdeu seu serviço e logo na sequência confirmou o saque para abrir 2 a 1.

Querrey, 20º colocado do ranking mundial, continuou melhor do que o brasileiro, dono da 141ª posição, também no quarto set. Thiago Alves passou a sofrer com o cansaço e teve que ser atendido pelos médicos da delegação brasileira em quadra após perder seu saque no quinto game. O tenista paulista ainda tentou reagir, salvou um match point do norte-americano e devolveu a quebra. Mas no tie-break o potente saque de Querrey fez a diferença e ele selou a vaga dos Estados Unidos nas quartas de final do Grupo Mundial.

Com informações da EFE.

Gazeta Esportiva Gazeta Esportiva
Publicidade
Publicidade