Como João Fonseca furou a bolha do tênis e virou fenômeno nas redes sociais
Pesquisa aponta que jovem estrela do tênis acumula milhões de interações e criou movimento de idolatria nacional
Aos 19 anos, João Fonseca vai encerrar 2025 com o tão esperado duelo contra o número 1 do mundo, Carlos Alcaraz, em sua melhor forma. O sucesso nas quadras nesta temporada do tenista carioca reflete no ambiente digital.
Levantamento da Nexus - Pesquisa e Inteligência de Dados, mostrou que Fonseca, atual 24º do ranking mundial, se consolidou como um dos nomes mais engajados do esporte, acumulando milhões de interações e criando um movimento de idolatria nacional.
O relatório analisou dados entre dezembro de 2024 a outubro de 2025 e mergulhou nos perfis do jovem tenista no Instagram e no TikTok, além de monitorar e analisar conversas e menções sobre Fonseca nas redes sociais X, Facebook, YouTube e Bluesky.
O tenista teve ascensão meteórica em 2025, o melhor ano de sua carreira, ao conquistar o ATP 250 de Buenos Aires e o ATP 500 da Basileia, saltando 121 posições no ranking da ATP.
Os resultados no circuito, combinados ao seu carisma, geraram 137 mil publicações e 25,6 milhões de interações nas redes sociais a respeito do jogador no período analisado.
Ele alcançou 1,21 milhão de seguidores no final de outubro de 2025. Em apenas nove meses, ganhou 938 mil seguidores. O maior pico de crescimento se deu em janeiro, quando somou 463,8 mil novos seguidores, impulsionado pela estreia com vitória no Australian Open, o primeiro Grand Slam do ano. Foram 147 publicações em 10 meses, sendo 67% delas em formato de collab.
View this post on Instagram
O engajamento total acumulado foi de 11 milhões de interações, com média de 75,1 mil interações por publicação. As partidas e os títulos do brasileiro motivaram picos de interatividade: a publicação campeã de engajamento (541 mil interações) foi um vídeo após a conquista do ATP 500 da Basileia, na Suíça, em 26 de outubro.
Já a postagem que liderou em compartilhamentos (mais de 33 mil) foi um vídeo em collab com a página do Australia Open, depois da vitória do fenômeno brasileiro sobre o russo Andrey Rublev, que, àquela época, era o nono melhor tenista do mundo.
Com menos interações (34), o atleta registrou 209 mil interações em seu perfil no TikTok durante o período analisado, média de 6 mil interações por vídeo. Nesse intervalo, Fonseca quase dobrou seu número de seguidores - foram quase 15 mil novas contas, totalizando 31,4 mil seguidores.