Samuel Pupo vence etapa em Saquarema e cola no topo do Challenger Series
Pupo repete resultado de 2023 e levanta troféu em Saquarema.
O surfista brasileiro Samuel Pupo foi o campeão da etapa de Saquarema neste sábado (18) e chegou à vice-liderança do ranking do Challenger Series da WSL. A final foi disputada contra o havaiano Eli Hanneman, novo líder da divisão de acesso, em um mar com poucas ondas. No feminino, a portuguesa Yolanda Hopkins bateu Annette Gonzalez Etxabarri e levantou a taça, também assumindo a ponta da tabela.
Com o resultado, Samuel chegou aos 21.860 pontos e colocou um pé no Championship Tour de 2026. Agora, o representante de Maresias vai a Pipeline apenas para confirmar a vaga, e pode se garantir na elite com uma etapa de antecedência. Matheus Herdy é mais um brasileiro dentro do top10 do ranking, mas se despediu de Saquarema com uma atuação ruim e uma eliminação no round de 32.
Além da vitória em Itaúna, Pupo soma três avanços até as oitavas de final e uma derrota no round de 32 na temporada 2025. Samuca se tornou bicampeão da etapa do Challenger Series em Saquarema, já que venceu o evento em 2023, garantindo vaga para o CT do ano seguinte. Na atual edição, Samuel eliminou o australiano Jordan Lawler na semifinal e consolidou seu nome na decisão.
O Brasil também foi representado por Deivid Silva no finals day em Saquarema, mas perdeu para Lawler nas quartas de final e se despediu da etapa. Nenhuma mulher brasileira chegou tão longe no evento nacional. A próxima competição da WSL acontece apenas em 2026, em Pipeline, Havaí. A janela do penúltimo evento da categoria abre no dia 29 de janeiro.