Pizza quadrada, rock e vôlei: conheça curiosidades da cidade que é o 'Maracanã do Surfe'
Saquarema, município do RJ que recebe os maiores surfistas do mundo, mistura esporte de alto nível, música e religião
Saquarema, conhecida como o "Maracanã do Surfe", combina surfe de nível mundial, festivais de música históricos, um museu do rock, infraestrutura esportiva de vôlei, e rica gastronomia com destaque para frutos do mar e pizzas quadradas.
Localizada a aproximadamente 100 quilômetros da capital fluminense, a cidade de Saquarema (RJ) recebe, a partir deste final de semana, os melhores surfistas do mundo para a Vivo Rio Pro, etapa da WSL (Liga Mundial de Surfe).
O sábado, 21, foi marcado pelo 'day-off', que é quando o mar não está propício para a prática da modalidade.
Receba as principais notícias direto no WhatsApp! Inscreva-se no canal do Terra
Entretanto, a cidade que é conhecida como o "Maracanã do Surfe" e possui 95.201 habitantes, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE), tem muitas opções de entretenimento a oferecer.
Um dos pontos turísticos mais famosos e belos de Saquarema é a Igreja Nossa Senhora de Nazaré, erguida em um morro em 1660, e reformada para o formato atual em 1837. A festa de Nossa Senhora de Nazaré acontece anualmente em 8 de setembro, sendo um evento importante no calendário local, uma vez que atrai milhares de devotos.
A capela separa duas das principais praias da cidade: Itaúna, onde acontece a etapa da WSL, e a Praia da Vila, carinhosamente chamada de "Pipevila", em referência à Pipeline, a onda mais famosa do Havaí.
Juntamente com o lifestyle do surf, a música também é parte importante da identidade de Saquarema.
Em 1976, a cidade recebeu um festival musical realizado em duas noites, inspirado em Woodstock. Foi o Som, Sol & Surf, idealizado pelo jornalista Nelson Motta. O evento reuniu artistas como Rita Lee, Raul Seixas e Angela Ro Ro.
Com a presença de aproximadamente 40 mil fãs, houve muitos contratempos e imprevistos - como temporal, incêndio e até mesmo a queda de um muro que cercava o modesto campo de futebol onde aconteciam os shows.
Outro patrimônio cultural do munícipio é o Templo do Rock, inaugurado em 2006. Trata-se de um museu que foi a casa do roqueiro Sérgio Augusto Bustamante, o Serguei. Ele se mudou para Saquarema em 1972 e morreu em 2019, aos 85 anos. O local conta com cartazes, fotos, CDs, discos e roupas colecionados pelo artistas e que ajudam a contar sua trajetória musical.
Retornando aos esportes, Saquarema também abriga o Centro de Desenvolvimento do Vôlei, complexo esportivo utilizado pelas seleções principais e de base de vôlei de praia e quadra. O local, que conta 108 mil m², passou por obras de revitalização, tendo a primeira parte sido concluída em abril deste ano. O espaço é moderno e possui infraestrutura completa com quatro ginásios, restaurantes, fisioterapia, piscina semiolímpica, sauna e áreas de lazer.
Na gastronomia, o destaque vai para a influência da culinária praiana e os frutos do mar. Os estabelecimentos da região, entre eles alguns quiosques, oferecem moquecas, camarões, peixes fritos e grelhados.
A cidade também é composta por muitas barraquinhas de pastéis, tapioca, hambúrgueres e churros. Há ainda carros particulares pelas ruas do munícipio que vendem pizzas caseiras a preços acessíveis.
Além do mais, a Praça do Canhão abriga uma pizzaria autointitulada como a fabricante da '1ª pizza quadrada do Brasil'.