PUBLICIDADE
Logo do Sport

Sport

Favoritar Time

Sport é punido pelo STJD após ataque da torcida a ônibus do Fortaleza; clube vai recorrer

Vários jogadores do Tricolor ficaram feridos, e alguns precisaram ser socorridos

23 fev 2024 - 19h58
(atualizado às 23h19)
Compartilhar
Exibir comentários
Resumo
O STJD puniu o Sport com jogos de portões fechados e a perda de ingressos como visitante, como consequência dos atos de violência dos torcedores contra o Fortaleza.
Vídeo mostra ​torcedores do Sport planejando ataque a ônibus do Fortaleza: 'Cadê as bombas?':

O Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) puniu o Sport com jogos de portões fechados por conta dos atos de violência dos torcedores contra o Fortaleza. José Perdiz, presidente do STJD, acatou o pedido da Procuradoria, e a medida é válida para competições organizadas pela CBF.

Além dos portões fechados, o clube também perderá a carga de ingressos para os duelos como visitante. O Leão da Ilha pode receber torcedores em partidas pelo Campeonato Pernambucano, ficando limitado somente a confrontos nacionais/regionais e não estaduais.

Na última quarta-feira, 21, torcedores do Sport atacaram um ônibus da delegação do Fortaleza após o jogo entre os clubes pela Copa do Nordeste, em Pernambuco. Vários jogadores do Tricolor ficaram feridos, e alguns precisaram ser socorridos.

"O presidente do Superior Tribunal de Justiça Desportiva do Futebol deferiu na tarde desta sexta, 23 de fevereiro, a liminar solicitada pela Procuradoria em Medida Inominada. Destacando a segurança desportiva, José Perdiz determinou que os futuros jogos do Sport em competições nacionais sejam realizados com os portões fechados e, na condição de visitante, o clube perca a carga de ingressos. A decisão ficará em vigor até o julgamento em primeira instância de futura denúncia  a ser oferecida pela Procuradoria", trouxe parte da decisão.

Jogo na Ilha do Retiro, casa do Sport
Jogo na Ilha do Retiro, casa do Sport
Foto: Rafael Bandeira/Sport / Divulgação

O presidente do STJD deferiu o pedido feito pela Procuradoria. Com isso, o Sport sofre uma punição imediata para o clássico contra o Náutico, que será disputado nos Aflitos.

"A Procuradoria da Justiça Desportiva ingressou com Medida Inominada no STJD do Futebol solicitando que o Sport mande seus futuros jogos com portões fechados e perca a carga de ingressos como visitante. O pedido foi feito depois que torcedores do clube atacaram o ônibus do Fortaleza após o jogo entre as equipes, em partida válida pela Copa do Nordeste. A MI com liminar foi encaminhada para o presidente do STJD do Futebol, José Perdiz de Jesus", diz trecho do texto.

Não há informações sobre exclusão do Leão da Copa do Nordeste ou de outras competições em que tem no calendário.

Presidente do Sport vai recorrer

Yuri Romão, presidente do Sport, disse que vai recorrer da punição (portões fechados como mandante e sem torcida do Sport como visitante) e afirmou que o Leão só foi punido por ser do Nordeste: "Tudo que estava ao nosso alcance foi feito. Essa decisão não é razoável. Estão punindo um clube de Pernambuco, do Nordeste, apenas por conta do seu CEP."

"Há casos recentes, como o do Internacional, quando o atleta Nico Hernández foi atingido por pedras. O caso do Grêmio que, ao chegar no Beira-Rio, teve o seu ônibus apedrejado. Tivemos o caso semelhante do Bahia, em que o goleiro Danilo Fernandes foi atingido por uma bomba. Tivemos o caso do Flamengo contra o Atlético-MG, onde tivemos caso semelhante e que foi absolvido. O Botafogo, o Fluminense ao chegar Nilton Santos teve seu ônibus também apedrejado. Então, por que só o Sport é punido?"

"O episódio foi na saída longe do estádio em uma rodovia federal. Tem algo errado nisso. Nós não podemos baixar a cabeça diante dessa decisão."

"O Sport não pode ser punido por um problema de segurança pública que ocorre no Brasil todo. Só o Sport está sendo punido. Nós não baixaremos a cabeça. Vamos tentar reverter essa decisão. Não podemos ser penalizados por algo que não é da nossa competência."

Tiago Nunes caiu! Veja treinadores brasileiros e argentinos livres no mercado Tiago Nunes caiu! Veja treinadores brasileiros e argentinos livres no mercado

Fonte: Redação Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade