PUBLICIDADE

Somente seis clubes venceram a Copa do Brasil de forma invicta; veja quais

Após paralisação por tragédia no RS, Copa do Brasil será retomada a partir desta quarta (10), com transmissão do Amazon Prime Video

10 jul 2024 - 05h00
Compartilhar
Exibir comentários
Grêmio
Grêmio
Foto: Reprodução/Instagram

Competição mata-mata, a Copa do Brasil permite que um time perca a primeira partida e reverta a vantagem no segundo jogo para seguir no torneio. No entanto, seis clubes conquistaram títulos sem nenhuma derrota sequer e o recordista entre eles é o Grêmio, que joga neste domingo (14), às 11h, contra o Operário-PR. O duelo terá transmissão exclusiva do Amazon Prime. 

Os gaúchos conquistaram três vezes o torneio mata-mata de maneira invicta, em 1989, 1994 e 1997. O único time que se aproxima do feito é o Palmeiras, que conseguiu a façanha duas vezes: em 2012 e 2020.

Assine Amazon Prime e os primeiros 30 dias são pagos pelo Terra

Após uma paralisação por causa da tragédia no Rio Grande do Sul, a competição mais democrática do Brasil será retomada a partir desta quarta-feira (10), quando se enfrentarão Internacional e Juventude.

Internacional volta a jogar Copa do Brasil
Internacional volta a jogar Copa do Brasil
Foto: Reprodução/Instagram

As duas equipes gaúchas fazem o segundo duelo para decidir quem fica com a vaga já no sábado (13), mesmo dia em que o Athletico-PR tem a missão de virar a eliminatória após perder o primeiro jogo para o Ypiranga-RS. Todos os duelos com transmissão do Amazon Prime.

Veja a lista de clubes que já foram campeões invictos da Copa do Brasil:

Grêmio: 3 vezes (1989, 1994 e 1997)

O Tricolor gaúcho foi o primeiro campeão do torneio que se iniciou em 1989 e já de forma invicta. O time tinha um bom ataque que anotou 26 gols em dez jogos, com destaque para Cuca e Assis – que anotaram os gols na final contra o Sport.

Em 1994, os gaúchos chegaram ao segundo título invicto sob o comando de Luiz Felipe Scolari. Felipão se tornaria uma lenda dentro da competição ao vencer três troféus invictos por clubes diferentes. 

Em 97, com um elenco com diversos remanescentes do último título, foi a vez do lendário Evaristo de Macedo levar o Tricolor a mais um caneco invicto, dessa vez nos pênaltis diante do Flamengo.

Palmeiras: 2 vezes (2012 e 2020)

O título de 2012 do Palmeiras de forma invicta talvez tenha sido uma das maiores mágicas do técnico Luiz Felipe Scolari. Com um time que seria rebaixado à Série B daquele ano, Felipão montou um time extremamente sólido defensivamente e conquistou o troféu em cima do Coritiba.

Em 2020, Abel Ferreira escreveu seu nome também nesse quesito da história do futebol brasileiro. O Palmeiras foi campeão invicto com direito a um passeio sobre o Grêmio de Renato Gaúcho, vencendo fora e dentro de casa.

Flamengo: 1 vez (1990)

Em 1990, o Flamengo também conseguiu um campeonato invicto da Copa do Brasil para chamar de seu. Com um timaço formado por nomes como Renato Gaúcho, Zinho e Djalminha, o Rubro-Negro não tomou conhecimento do chaveamento favorável e eliminou Capelense-AL, Taquatinga-DF, Bahia e Náutico antes de ter um jogo duro contra o Goiás na final.

Criciúma: 1 vez (1991)

Time mais improvável da lista, o Criciúma venceu o seu único título da Copa do Brasil com um tal de Luiz Felipe Scolari no banco de reservas. O lendário Felipão tem três títulos invictos do torneio mata-mata. Naquele ano, os catarinenses venceram seis jogos e empataram quatro, inclusive os dois da final contra o poderoso Grêmio, mas levantaram a taça pelo critério do gol fora de casa.

Corinthians: 1 vez (1995)

Comandado por Marcelinho Carioca e Viola, o Corinthians conquistou sua primeira Copa do Brasil em 1995 e já de forma invicta. Naquele ano, o ataque corintiano deu show ao aplicar, no agregado, 5 a 1 no Operário-MT, 5 a 0 no Rio Branco-AC e 6 a 0 no Vasco. Na final, passou pelo Grêmio de Felipão vencendo por 3 a 1.

Cruzeiro: 1 vez (2003)

O ano da Tríplice Coroa do Cruzeiro só ficou completa com a Copa do Brasil, é claro. Os mineiros comandados pelo gênio Alex Cabeção levaram o torneio de forma invicta no mesmo ano que ultrapassaram os 100 pontos no Brasileirão. Na competição mata-mata, passaram por clubes como Vasco e Goiás antes da vencer a final contra o Flamengo.

Fonte: Redação Terra
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Seu Terra












Publicidade