Semana de Vela de Ilhabela abre com Lars Grael e Robert Scheidt velejando com crianças
Regata criada pelo Yacht Club de Ilhabela (YCI) foi batizada neste ano em homenagem a Mauro Dottori.
Ilhabela (SP) viveu neste sábado (19) um momento especial com a realização da regata Vela do Amanhã Mauro Dottori, que reuniu 183 crianças de 16 projetos de iniciação à vela do estado de São Paulo.
A atividade social antecedeu a abertura da 52ª Semana Internacional de Vela de Ilhabela Daycoval e proporcionou aos jovens uma experiência única a bordo de veleiros de alta performance, ao lado de ídolos do esporte e atletas veteranos.
A iniciativa, criada pelo Yacht Club de Ilhabela (YCI) em parceria com a organização da SIVI Daycoval, foi batizada neste ano em homenagem ao velejador Mauro Dottori, um dos idealizadores da ação e multicampeão da competição.
Participaram da regata barcos consagrados como o bicampeão Crioula, além das equipes Boto V e o clássico Morgazek. Antes da largada, os jovens velejadores tiveram um encontro com o medalhista olímpico Lars Grael, que compartilhou histórias e respondeu perguntas do público.
“A Vela do Amanhã é um evento muito interessante, que promove inclusão social e educação ambiental”, afirmou Lars.
Segundo Alex da Costa Pereira, comodoro do YCI, “a Vela do Amanhã é uma iniciativa que nos enche de orgulho.
Trazer crianças e adolescentes de projetos sociais para experimentar a emoção de uma regata ao lado de ídolos do esporte simboliza o nosso compromisso com o futuro e com a formação de novos talentos”. Primo Aldrigue Jr., diretor do clube, também destacou o impacto da ação: “Reforça o compromisso do YCI e da SIVI com a formação e desenvolvimento dos futuros atletas da vela”.
Regatas de percurso abrem a disputa neste domingo (20)
As regatas oficiais da 52ª SIVI Daycoval começam neste domingo (20), com o tradicional Desfile dos Barcos no Píer da Vila e as provas de percurso longo. As classes ORC e Bra-RGS A disputarão a Alcatrazes por Boreste Marinha do Brasil (55 milhas náuticas), enquanto Bra-RGS B e C, RGS-Cruiser, Clássicos e C30 farão o percurso Toque-Toque por Boreste (23 milhas náuticas). Ao todo, 120 embarcações estão inscritas em cinco classes.
A edição de 2025 contará com atletas olímpicos e mundiais, como Robert Scheidt e Lars Grael, além de velejadores amadores e uma flotilha internacional com representantes da Argentina e Uruguai.