São Paulo anuncia a saída do técnico Luis Zubeldía
Clube afirmou que o argentino deixa o time do Morumbi em decisão de "comum acordo".
O São Paulo demitiu o técnico Luis Zubeldía após resultados ruins no Brasileirão, incluindo derrota para o Vasco, e pressão da torcida e organizada.
O São Paulo anunciou a saída do técnico Luis Zubeldía nesta segunda-feira, 16. O argentino de 44 anos chegou ao clube do Morumbi em abril de 2024, mas permanência ficou insustentável após uma sequência negativa nos últimos jogos do Brasileirão antes da pausa para a Copa do Mundo de Clubes.
Receba as principais notícias direto no WhatsApp! Inscreva-se no canal do Terra
Demissão em comum acordo
"Em comum acordo e de forma amigável, na manhã desta segunda-feira (16), as partes definiram que o técnico Luis Zubeldía não permanecerá no comando da equipe do São Paulo Futebol Clube", anunciou o clube.
"Também deixam o São Paulo os assistentes Maxi Cuberas, Carlos Gruezo e Alejandro Escobar, o preparador físico Lucas Vivas e o analista Carlos Burbano. As conversas com o treinador foram realizadas nos últimos dias para que se fosse tomada a decisão, de forma respeitosa. A diretoria permanece reunida para definir qual será a nova comissão técnica da equipe", completou.
Ao todo, Zubeldía comandou o São Paulo em 85 jogos, com 38 vitórias, 27 empates e 20 derrotas. Ele levou o time às quartas de final da Libertadores e da Copa do Brasil da temporada passada e à semifinal do Campeonato Paulista de 2025.
Pressão após resultados negativos
Nos últimos dias, após uma sequência de resultados negativos, já havia rumores da provável saída do treinador.
Na última partida do São Paulo, na quinta-feira, 12, o time foi dominado pelo Vasco em pleno MorumBis e foi derrotado por 3 a 1. A torcida perdeu a paciência e houve vaias durante o jogo. Ao final da partida, torcedores gritaram "time sem vergonha".
Um dos líderes da Independente, principal organizada do São Paulo, o Baby, cobrou diretamente o presidente Julio Casares em vídeo publicado nas redes sociais.
"Julio Casares, hoje você some. Quem tem de demitir o treinador é você, não a torcida. Se não contratar, nós vamos para a Série B. Você tem 40 dias para achar um novo técnico e contratar jogadores", cobrou.
No momento, o São Paulo está na pausa do Mundial de Clubes e na 14ª posição do Brasileirão, com 12 pontos. O time foi ultrapassado pelo próprio Vasco, que está em 13º, com 13. São quatro derrotas, seis empates e apenas duas vitórias no Brasileirão. (*Com informações do Estadão Conteúdo).