PUBLICIDADE
Logo do São Paulo

São Paulo

Favoritar Time

Organização do Paulista nega rebaixamento do São Paulo em 90

Perfil oficial do torneio diz que time do Morumbi não caiu e reacende polêmica histórica

12 jan 2021 - 14h56
(atualizado às 15h22)
Compartilhar
Exibir comentários
São Paulo, com Raí, Cafu, Zetti e companhia, venceu o Corinthians na edição do ano seguinte e se sagrou campeão
São Paulo, com Raí, Cafu, Zetti e companhia, venceu o Corinthians na edição do ano seguinte e se sagrou campeão
Foto: Gazeta Press

A organização do Campeonato Paulista negou nesta terça-feira que o São Paulo tenha sido rebaixado na edição de 1990 do torneio. A confirmação de que o time tricolor permaneceu na elite da competição estadual veio durante um jogo de "verdade ou mentira", promovido pelo perfil oficial do Paulistão no Instagram. Na dinâmica, a página abriu uma "caixa de perguntas" para que seus mais de 210 mil seguidores pudessem enviar questionamentos sobre o que era verdade e o que era mentira na competição.

Um deles perguntou se o São Paulo havia sido rebaixado no Campeonato Paulista de 1990, e a resposta imediata do perfil foi: "Mentira. O regulamento do Paulista de 1990 não previa rebaixamento para a chamada Divisão Especial", justificou a organização do Paulistão.

Organização do Campeonato Paulista nega que o São Paulo tenha sido rebaixado na edição de 1990 do torneio
Organização do Campeonato Paulista nega que o São Paulo tenha sido rebaixado na edição de 1990 do torneio
Foto: Reprodução / Estadão Conteúdo

Relembre a polêmica

Em 1990, o São Paulo foi eliminado na repescagem do Estadual e teve de disputar na temporada seguinte o que chamaram à época de Série B do Paulista. Em um primeiro momento, o entendimento era de que os times que estavam na Segunda Divisão não poderiam enfrentar as equipes da Série A e somente o campeão e vice é que garantiriam o direito de jogar a Primeira Divisão em 1992.

Mas não foi isso que aconteceu. A Federação Paulista de Futebol (FPF) definiu que o Estadual teria Grupo A e Grupo B. Na primeira chave estariam os melhores do Paulista de 1990 e na segunda, os piores.

Na sequência, foram disputados dois quadrangulares com os cinco primeiros colocados do Grupo A, mais os três melhores do Grupo B. O São Paulo, vindo do Grupo B, participou dessa fase quadrangular e garantiu vaga na final, quando bateu o Corinthians na decisão, em 1991.

Estadão
Compartilhar
Publicidade
Publicidade