Script = https://s1.trrsf.com/update-1770314720/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE
Logo do São Paulo

São Paulo

Favoritar Time

Bicampeonato da Libertadores do São Paulo completa 30 anos nesta sexta-feira

26 mai 2023 - 11h39
Compartilhar
Exibir comentários

Há exatos 30 anos o São Paulo conquistava o segundo título da Libertadores de sua história. A equipe comandada pelo técnico Telê Santana venceu a Universidad Católica, do Chile, para assegurar o bicampeonato continental, contribuindo para que o torneio passasse a ser valorizado pelos clubes brasileiros como é atualmente.

O Tricolor simplesmente não tomou conhecimento da Universidad Católica na grande decisão da Libertadores de 1993. No jogo de ida, no Morumbi, o São Paulo venceu por 5 a 1, graças aos gols de López (contra), Vítor, Gilmar, Raí e Muller. Até hoje essa é a maior goleada da história em finais da competição.

Na volta, no Chile, a Universidad Católica até conseguiu o triunfo por 2 a 0, mas não foi suficiente para evitar o bicampeonato histórico do São Paulo, repetindo o feito do ano anterior, quando também venceu a Libertadores e, posteriormente, se sagrou campeão mundial.

Como era o atual campeão da Libertadores, o São Paulo estreou na edição seguinte da competição direto no mata-mata e logo no primeiro confronto teve pela frente o Newell's Old Boys, seu rival da final de 1992. Os argentinos tinham sede de vingança e até venceram o jogo de ida, em Rosario, por 2 a 0. Porém, no Morumbi, o Tricolor de Telê Santana era imbatível, conseguindo reverter o quadro com o triunfo por 4 a 0.

Nas quartas de final, o São Paulo despachou o Flamengo do Maestro Júnior, já na reta final de carreira, empatando em 1 a 1, na ida, no Maracanã, e vencendo na volta, por 2 a 0, no Morumbi. Já na semifinal a vítima da vez foi o Cerro Porteño, do Paraguai, treinado pelo brasileiro Paulo César Carpegiani e que contava com nomes como Arce e Gamarra.

Não satisfeito com o bicampeonato da Libertadores, meses depois o São Paulo também assegurou o bicampeonato mundial ao vencer o Milan, de Maldini e Baresi, por 3 a 2 em um jogo épico, em Tóquio, no Japão.

Gazeta Esportiva Gazeta Esportiva
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade