Santos tem 30% de chance de rebaixamento e Corinthians respira; veja probabilidades
Time praiano perdeu neste domingo (24) para o Bahia, enquanto equipe da capital derrotou o Vasco no Rio
O segundo turno do Brasileirão mal começou e torcedores alvinegros já começam a fazer as contas. Santos e Corinthians não vivem seus melhores dias, sejam por polêmicas dentro e/ou fora de campo. Porém, os resultados da rodada deste domingo (24) trouxeram alívio para uns e preocupação para outros.
Pela 21ª rodada, o Santos visitou o Bahia na Arena Fonte Nova e foi derrotado por 2 a 0. Este acabou sendo um revés ainda mais dolorido para o torcedor santista que começou a fazer as contas, especialmente depois da goleada sofrida diante do Vasco na última rodada: 6 a 0 em pleno MorumBis. O time da Vila Belmiro está bem perto da zona da degola: apenas dois pontos de 'conforto'.
Os problemas santistas ganham extensão ao se avaliar as probabilidades de queda. O Santos tem 30,3% de chances de jogar a Série B em 2026, segundo estudo feito pela Universidade Federal de Minas Gerais (Ufmg).
Ao se analisar fora de campo, a preocupação aumenta. Há uma incerteza com relação ao trabalho do treinador Juan Pablo Vojvoda, que chega à Vila após a queda de Cleber Xavier. Uma das principais missões do treinador argentino é conseguir fazer o time voltar a vencer e convencer, especialmente sem saber se pode contar com Neymar saudável a médio/longo prazo. O craque, que já estava suspenso contra o Bahia, também foi agraciado com mais uma das inúmeras lesões que sofreu durante a curta carreira.
Do outro lado, se o torcedor alvinegro praiano está roendo as unhas, o alvinegro da capital respira mais aliviado. O Corinthians conquistou importante vitória neste domingo ao bater o Vasco fora de casa, por 3 a 2. A vitória fez o time de Dorival Júnior chegar aos 25 pontos, bem perto de figurar entre os 10 primeiros colocados.
No momento, segundo o mesmo estudo da Ufmg, a chance de rebaixamento do Corinthians é a mesma do Grêmio: 12,2%. Isso é um alívio ao se levar em consideração os diversos problemas que circulam o Parque São Jorge: os desfalques, as dívidas e a turbulência política. Uma nova eleição será realizada nesta segunda-feira (25) para determinar quem vai gerir a equipe após a queda de Augusto Melo.
Pela 22ª rodada do Brasileirão, a ser realizada no próximo final de semana, o Santos terá pela frente o Fluminense, na Vila Belmiro, enquanto o Corinthians encara um dérbi contra o Palmeiras na Neo Química Arena.