Riot Games anuncia volta do CBLOL para 2026
Riot Games anuncia mudanças nos Esports de League of Legends - o retorno do CBLOL e LCS como ligas independentes
Em 2026, o CBLOL e a LCS retornarão como ligas independentes. A Riot Games vai levar os aprendizados positivos da LTA, como elevar o nível competitivo, incentivar a inovação e criar caminhos mais sólidos para o cenário profissional, para deixar as duas ligas mais fortes para o futuro.
Em 2025, foi apresentada a Liga das Américas (LTA), com o objetivo de aumentar a competitividade regional, criar mais confrontos decisivos e buscar inovações que não eram possíveis na antiga estrutura. Isso fez parte de uma revisão mais ampla do modelo global de negócios dos Esports do LoL, que incluiu o lançamento do Global Revenue Pool (GRP) , criado para oferecer ao ecossistema um caminho mais sustentável no longo prazo.
Com o retorno do CBLOL e da LCS como ligas independentes, os playoffs inter-regionais serão removidos, permitindo que cada região conduza sua própria temporada e coroe seu próprio campeão. Os confrontos inter-regionais trouxeram empolgação e boas oportunidades para enfrentar adversários internacionais, e a Riot continuará a buscar formas de oferecer esses momentos inter-regionais sem atrapalhar a temporada regular ou a progressão regional.
Com o fim do formato interconferência, cada liga também ganhará mais dias no calendário para a competição regional. Isso abre espaço para etapas mais longas e formatos mais simples, deixando os calendários mais simples de acompanhar, dando mais ritmo de palco para as equipes aprimorarem suas habilidades e oferecendo suporte mais consistente ao cenário competitivo ao longo do ano.
Outro ponto importante no retorno das ligas independentes é a restauração da classificação internacional, que voltará ao modelo de 2024 e incluirá o First Stand.
First Stand: CBLOL e LCS classificação uma equipe cada
MSI: CBLOL classificará uma equipe; LCS classificará duas equipes
Mundial: CBLOL classificará uma equipe; LCS classificará três equipes
O que permanece
As equipes da América Latina continuam no sistema competitivo de League of Legends e competindo dentro das estruturas do CBLOL e da LCS, com o CBLOL reunindo a América do Sul (Brasil e LATAM Sul), e a LCS apoiando toda a América do Norte e Central. A LEVIATÁN seguirá como equipe parceira do CBLOL, e o LYON seguirá como equipe parceira da LCS. A LLA não voltará como liga independente, mas continuarão a ter uma vaga de Equipe Convidada em 2026. O CBLOL receberá uma equipe: a vencedora do Torneio de Promoção - que acontece nesta semana . A LCS receberá uma equipe da NACL ou da LRN.
Mais informações sobre os Esports de LOL no site .